• Principal
  • Astrologia
  • Guia De Compradores
  • O Melhor
  • Eventos E Feriados
  • Como
  • Notícia
  • Jogos

ExpertApple

Iphone

revisão iOS 9

Analise a evolução do vídeo Siri + Search Wallet + Apple Pay Notes Mapas Notícias QuickType iPad multitarefa Safari Desempenho Segurança Eficiência Miscelânea Bottom Line

Após o redesenho radical do iOS 7, que nos deu uma experiência mais limpa e flexível, e a revolução funcional do iOS 8, que estendeu e continuou essa experiência entre aplicativos e dispositivos, iOS 9 leva um momento para solidificar e arredondar tudo o que vem antes e nos levar em direção a tudo o que está por vir.

Isso inclui tornar a Siri e a Pesquisa mais ampla e proativa, expandindo o Apple Pay, reconstruindo notas, adicionando trânsito ao Maps, lançando um aplicativo de notícias, aprimorando o teclado QuickType e trazendo multitarefa multi-aplicativo para o iPad, aumentando o desempenho, estendendo a vida útil da bateria, aumentando a segurança e a privacidade e tornando o processo de atualização muito mais eficiente.

Ofertas VPN: Licença vitalícia por US $ 16, planos mensais por US $ 1 e mais

Ausente o radical e o revolucionário, então, o iOS 9 tem que cumprir a promessa não de mais, mas de melhor. Após os saltos gigantes, ele tem que furar o pouso. Então, não é?



  • Leia a análise do iOS 9 em formato de e-book na iBookstore! - $ 1,99 - Baixe Agora!

iOS 9revisão de vídeo

Dê-nos quatro minutos e daremos a você o maior destaque do iOS 9.

iOS 9evolução

Versão iPhone OS 2 iPhone OS 3 iOS 4 iOS 5 iOS 6 iOS 7 iOS 8 iOS 9
Ano 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Nome Grande urso Kirkwood Ápice Telluride Sundance Innsbruck Okemo Monarca
Recursos Loja de aplicativos
Aprimoramentos corporativos
iPhone SDK
Microsoft Exchange
Acesso de acessórios
Melhorias no calendário
Cortar, copiar e colar
Mapas Embutidos
Compra no aplicativo
Panorama
MMS
Conectividade ponto a ponto
Notificações push (redux)
Pesquisa mais procuradas
Melhorias de ações
Memorandos de voz
Aprimoramentos corporativos
Pastas
Centro de jogos
iAd
iBooks para iPhone
Aprimoramentos de correio
Multitarefa
Aprimoramentos de câmera
Centro de jogos
iCloud
iMessage
Banca de jornais
Centro de Notificação
PC grátis
Aprimoramentos de fotos
Lembretes
Aprimoramentos do Safari
Integração com Twitter
Melhorias de acessibilidade
Mapas da Apple
Melhorias chinesas
Integração com Facebook
FaceTime via celular
Aprimoramentos de correio
Caderneta
Melhorias do telefone
Aprimoramentos do Safari
Streams de fotos compartilhadas
Aprimoramentos de Siri
Airdrop
Aprimoramentos de câmera
Centro de Controle
iOS no carro
iTunes Radio
iWork para iCloud
Aprimoramentos de multitarefa
Aprimoramentos da Central de Notificação
Aprimoramentos de fotos
Aprimoramentos do Safari
Aprimoramentos de Siri
Continuidade
Extensibilidade
Compartilhamento em família
Saúde
HomeKit
iCloud Drive
Notificações Interativas
Aprimoramentos de mensagens
Aprimoramentos de fotos
QuickType
Melhorias Spotlight
Inteligência Siri
Pesquisa (novo)
Melhorias do Apple Pay
Notas (novo)
Mapas (trânsito)
Notícia
Multi-app (iPad)
Características adicionais Pesquisa de contato
línguas
Aprimoramentos de correio
MobileMe
Controle dos pais
Aprimoramentos de aparência rápida
Calculadora científica
Open GL ES 2.0
Gravação de vídeo
Controle de voz
720p
Facetime
1080p
Síria
Modo panorama 120 fps câmera lenta
Modo burst
Áudio FaceTime
Open GL ES 3.0
Touch ID
240 fps câmera lenta
UI adaptável
Apple Pay
3D Touch
Live Photos
Vídeo 4K

Cada nova versão do iOS expande, refina e, por fim, avança todas as versões anteriores. Para obter detalhes sobre essas versões anteriores, consulte os comentários anteriores:

Anteriormente...

  • revisão iOS 8
  • revisão iOS 7
  • revisão iOS 6
  • revisão iOS 5
  • revisão do iOS 4
  • Análise do iPhone OS 3.0
  • Análise do iPhone OS 2.0

Compatibilidade e atualização

Você pode baixe e instale o iOS 9 , de graça, em qualquer dispositivo capaz de executar o iOS 8. Isso inclui todos os iPhone, iPad e iPod touch lançados desde 2011.

  • iPhone 6 Plus
  • Iphone 6
  • iPhone 5s
  • iPhone 5c
  • Iphone 5
  • iPhone 4s
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • Ipad 4
  • iPad 3
  • Ipad 2
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2
  • iPad mini
  • iPod touch 6
  • iPod touch 5

Nota: Nem todos os recursos estão disponíveis em todos os modelos. Alguns requerem processadores mais recentes ou outro hardware. Iremos anotá-los como e onde aplicável na revisão.

iOS 9Siri e Pesquisa

Síria é o assistente pessoal virtual da Apple. Ele foi lançado como uma versão beta em 2011 e foi aprimorado e expandido a cada ano como parte dos lançamentos de recursos do iOS e continuamente como parte das atualizações do lado do servidor. Mais recentemente, isso incluiu novos Apple Music comandos e melhorias de back-end que, segundo a Apple, tornaram o Siri 40% mais rápido e preciso. Mas então, quando você lida com um bilhão de solicitações por dia, você nunca pode ser muito rápido ou muito confiável.

Com o iOS 9, o Siri está recebendo uma nova interface que parece Siri no Apple Watch , com um pulso lado a lado direto do KITT da Knight Rider ou dos Cylons da Battlestar Galactica, apenas no estilo multicolorido e com várias ondas.

Siri para fotos

O Siri agora pode encontrar fotos no iPhone e no iPad. Você pode pedir fotos com base em datas, locais e álbuns. Se você configurou Rostos em fotos para OS X e os sincronizou usando Biblioteca de fotos do iCloud , O Siri também pode encontrar fotos de pessoas que você conhece. Se você não usar o Faces ou se a pessoa que você solicitar não estiver no Faces, você obterá resultados de pesquisa de imagens do Bing.

Então, por exemplo, você pode dizer ao Siri para 'Mostrar fotos de São Francisco em junho' ou 'mostrar fotos de Katherine'. É uma maneira excelente de encontrar rápida e facilmente fotos de pessoas e lugares que são importantes para você, e de uma forma que é muito mais eficiente do que simplesmente tocar em seus álbuns.

Por exigir Fotos para OS X e por causa da postura da Apple em relação à privacidade, porém, é preciso algum esforço para fazê-lo funcionar. Seria ótimo se alguma forma de tecnologia do Faces pudesse ser trazida para o iOS e, uma vez que você optasse por configurar um rosto, o sistema pudesse fazer mais para processá-los em massa para você.

Idealmente, eu seria capaz de marcar Kathy no meu iPhone ou iPad e, depois de ligar à noite, poderia começar a identificá-la e marcá-la automaticamente em outras fotos e talvez até mesmo criar um álbum inteligente para fotos que precisam de confirmação . E sim, eu acabei de inserir uma solicitação de recurso para álbuns inteligentes do lado do iOS também.

Siri ... Isso!

A consciência contextual do Siri agora vai além da inferência sequencial, que lembrou sua solicitação anterior para que pudesse usá-la como um filtro para a próxima. Siri agora também está ciente dequevocê está fazendo quando você faz uma pergunta. Isso significa que, se você vir algo em um aplicativo como Mensagens, Mail, Safari, Notas, Mapas, etc., você pode dizer 'Lembre-me sobreisto'e o Siri definirá um lembrete e o vinculará ao conteúdo com o qual você estava interagindo no momento.

Graças ao mesmo sistema que a Apple usa para implementar Não interferir e links universais (veja abaixo), se um aplicativo indexa atividade, o lembrete pode levá-lo de volta para onde você estava nos aplicativos também.

Então, por exemplo, se você receber uma foto de uma capa de iPhone e quiser se lembrar de procurá-la mais tarde, pode dizer 'lembre-me disso às 15h', e um lembrete será definido com um link para a mensagem . Da mesma forma, se um novo episódio de podcast cair enquanto você estiver ocupado, pode dizer 'Lembre-me disso quando eu sair de casa' e poderá aproveitá-lo durante o trajeto.

Tenho usado muito e tem funcionado de maneira fantástica. Não é apenas uma maneira inteligente de usar a indexação de atividades, é uma adição conveniente e genuinamente útil ao Siri.

Proativo

Siri também está se tornando mais 'proativo'. O que a Apple quer dizer é que o Siri tentará fornecer as informações que acha que você pode precisar, antes mesmo de você solicitá-las. Quando se trata de assistentes virtuais, a presciência pode ser controversa. Isso porque, como normalmente implementado, ele exige que você carregue uma quantidade significativa de informações pessoais e privadas nos servidores de uma empresa.

A Apple está fazendo isso de forma diferente, no entanto. A Apple não está trazendo seus dados para a nuvem, eles estão trazendo o serviço para o seu iPhone ou iPad. Dessa forma, seus dados permanecem seus. Não é compartilhado com a Apple ou qualquer outra pessoa. Ele não permite tudo o que os serviços concorrentes baseados em nuvem oferecem, mas equilibra funcionalidade com privacidade e oferece uma opção para pessoas que valorizam o último ainda mais do que o anterior.

Com o proativo, quando você conecta seus fones de ouvido, o Siri pode reconhecer o padrão de comportamento, antecipar que você vai correr e abrir o Now Playing com sua lista de reprodução usual. Quando você se conecta ao carro, o Siri pode continuar o audiolivro que você estava ouvindo da última vez que dirigiu.

Quando você cria um evento de calendário ou mensagem de e-mail com um assunto comum ou grupo de contatos, o Siri pode oferecer uma lista das pessoas comuns que você convida ou copia. Quando você recebe um convite, o Siri pode adicioná-lo automaticamente ao seu calendário.

Se o tráfego mudar, o Siri pode alertá-lo para sair para um compromisso mais cedo e fornecer instruções de direção atualizadas. Quando uma chamada desconhecida chega, o Siri pode verificar seu e-mail e, se encontrar o número, sugerir quem é.

Não é tão extenso quanto o que o Google Now oferece, mas também não requer acesso perpétuo às suas informações online e comportamento da forma como o Google Now exige. E para alguns será um negócio melhor.

Links contínuos

Até agora, os aplicativos eram quase totalmente opacos para o resto do iOS. Esquemas de URL personalizados e soluções alternativas x-callback-url permitiam alguns links entre algumas partes de alguns aplicativos, mas não havia nada que se aproximasse de transparência, consistência ou onipresença. Não era possível usar a pesquisa do sistema para encontrar conteúdo dentro de aplicativos, não era possível abrir links da web dentro do aplicativo associado, não era possível acessar um conteúdo específico em um aplicativo e, mesmo se pudesse, não havia maneira fácil para voltar de onde você veio.

Como a maioria das pessoas agora não passa a maior parte do tempo na web, mas em aplicativos, isso é um problema. A solução da Apple é permitir links profundos para o conteúdo do aplicativo, links universais para o mesmo conteúdo em aplicativos e na web e links de volta para onde você estava para que possa voltar rapidamente de onde você foi. Em outras palavras, para tornar a pesquisa e os links, os aplicativos e a web perfeitos.

Assim, por exemplo, você não precisa mais tentar lembrar qual aplicativo usou para fazer uma anotação, ir até lá e navegar na tentativa de encontrá-lo. Você pode simplesmente digitar qualquer trecho da nota de que se lembra na pesquisa e o aplicativo que o contém aparecerá e mostrará para você. Toque no link direto e pronto.

Se você está procurando uma receita para o saboroso poutine canadense, digite-a na pesquisa e não apenas obtenha os resultados do site, mas os resultados dos aplicativos que contêm a receita. O conteúdo local é indexado para que você possa tocar em um link direto e ir diretamente para a receita dentro do aplicativo.

Como metadados, como números de telefone, podem ser associados ao conteúdo, você também pode executar ações diretamente nos resultados. Por exemplo, se um aplicativo localizador de restaurante mostra um ótimo novo lugar italiano, você pode tocar no ícone do telefone para ligar para ele.

Qualquer coisa que possa ter um link profundo também pode ter um link de pesquisa. A Apple mantém um índice online de todos os links profundos que os desenvolvedores marcaram especificamente como públicos e associados ao conteúdo da web. Dessa forma, se você não tiver um aplicativo de receitas ou localizador de restaurante instalado, os resultados da pesquisa ainda podem recomendar o aplicativo para você, e você pode instalá-lo para obter as informações que deseja.

Isso adiciona uma dimensão totalmente nova e oportunista à descoberta de aplicativos. Excelente para desenvolvedores e clientes.

A conexão entre aplicativos e sites também significa que os dias de tocar em um link e ir a um site móvel acabaram. Agora, um link universal leva você ao mesmo conteúdo dentro do aplicativo de um site. Por exemplo, se alguém lhe enviar um URL do Twitter e você tocar nele, você não será mais condenado a m.twitter.com. Em vez disso, você vai direto para o tweet no Twitter.app.

E direto de volta. Sempre que você faz um link, seu local anterior é marcado. Em seguida, uma seta para trás e um rótulo contendo o aplicativo que você acabou de deixar são adicionados no canto superior esquerdo da barra de status. Eles não são persistentes e irão desaparecer se você começar a fazer qualquer outra coisa, mas se tudo o que você quiser fazer for verificar algo rapidamente e depois voltar para onde estava, eles são magicamente convenientes.

Para continuar o exemplo anterior, você toca em um tweet em Mensagens, visualiza-o no Twitter.app, clica no link de retorno e retorna imediatamente para Mensagens para que você possa continuar conversando.

Ele funciona usando a mesma indexação de atividades para aplicativos ( NSUserActivity ) e registro de aplicativo para sites (arquivos de associação de site de aplicativo) que a Apple introduziu no iOS 8 para Não interferir e login compartilhado.

A Apple também adicionou maneiras para os desenvolvedores indexarem e associarem uma variedade de recursos, conteúdo e metadados, tanto no aplicativo ( CoreSpotlight ) e na web (Web Markup {.nofollow}).

Para garantir que os índices permaneçam atualizados, especialmente nos casos em que os dados do aplicativo mudam com frequência, uma extensão de indexação do aplicativo pode ser fornecida. O CoreSpotlight irá chamar a extensão para se certificar de que os índices estão atualizados.

Para conteúdo online, incluindo conteúdo online associado ao aplicativo, a Apple o indexa de forma tradicional usando o rastreador da web Applebot. Para o conteúdo do aplicativo, no entanto, a Apple está pensando de forma diferente. Eles não querem raspar o conteúdo do aplicativo e amontoar tudo em um índice. Em vez disso, a Apple quer permitir que os desenvolvedores escolham o queelasdeseja indexar, e o queelasacho que será mais valioso para seus usuários.

Informações privadas, como sua atividade em aplicativos, sãoindexado de forma privada no seu dispositivo. Isso é feito por conveniência para que você possa salvar sua posição em um documento que estava editando, obter sua contagem de passos mais recente ou retornar ao local exato de onde veio no aplicativo anterior. Ele nunca é compartilhado com a Apple ou qualquer outra pessoa, e nunca é sincronizado online ou com outros dispositivos.

Existem algumas ressalvas, é claro. Alguns dos recursos de pesquisa, especificamente alguns da indexação, estão disponíveis apenas para iPhone 5, iPad 4, iPad mini 2 e iPod touch 6 ou dispositivos posteriores. (Processadores Apple A6 ou posterior).

Além disso, a Apple só permitirá que aplicativos pertencentes a um site sejam registrados para links universais. Isso porque, para funcionar, um desenvolvedor precisa provar a propriedade adicionando seus detalhes de aplicativo ao arquivo de associação de aplicativo-site em seu servidor HTTPS e associar seus domínios de site em seus direitos de aplicativo no Xcode.

Isso é por razões de segurança, então nenhum malware pode tentar interceptar ou roubar seus dados. Por exemplo, nenhum aplicativo falso pode tentar assumir o controle de seus links do Facebook. Mas isso significa que aplicativos de terceiros também estão bloqueados. Portanto, se você prefere o Twitterrific ou o Tweetbot para seus links do Twitter, não tem problema. Seus links só serão abertos nos aplicativos oficiais.

Os resultados gerais do sistema, no entanto, são extremamente rápidos. As telas deslizam para dentro e para fora como as portas automáticas em Star Trek, e alternar aplicativos agora é quase indistinguível de puxar visualizações incorporadas. Perceptivamente, iOSmoscase é uma melhoria tão grande para a descoberta dentro do aplicativo quanto para a navegação entre aplicativos.

Pesquisa e sugestões

Para tornar a voz e o texto melhor integrados e mais consistentes, o Siri está basicamente englobando o Spotlight. Chamado simplesmente de Pesquisa, agora você pode digitar quando não puder falar. (Tecnicamente, a Pesquisa também inclui Ditado integrado, para que você fale mesmo que não queira começar com o Siri completo.)

Isso significa que a entrada de linguagem natural - fazer perguntas como um humano faria - agora está disponível com o teclado e também com o microfone. A pesquisa também teve acesso a placares esportivos, ações, clima, ajuda da Apple, YouTube, Vimeo, iCloud drive, saúde, feriados, cálculos e conversões e muito mais.

Os resultados podem até incluir ações. Assim, por exemplo, você pode pesquisar um contato e FaceTime, mensagem ou chamada diretamente do resultado. Digite 'Jerry', toque e ligue para Jerry.

Você não pode executar comandos como o Siri, no entanto. Pelo menos ainda não. Portanto, se você digitar 'mensagem Paul, vou chegar atrasado' ou 'shuffle Nine Inch Nails', você simplesmente obterá resultados de pesquisa na web.

Você ainda pode acessar a Pesquisa puxando para baixo em qualquer tela inicial, assim como faz desde o iOS 7. Você também pode acessá-la deslizando para a esquerda da tela inicial principal, como fazia antes do iOS 7 Isso mesmo, o iOS 9 traz de volta a tela 'menos um', mas com melhorias significativas. Mais proeminentemente, em vez de apresentar uma vasta extensão de tela vazia, o iOS 9 apresenta as sugestões do Siri.

As sugestões do Siri são baseadas em coisas que você fez recentemente, coisas que você normalmente faz e coisas que o sistema pensa que você pode querer fazer devido ao horário, localização e atividades relacionadas. Você pode desativar as sugestões da Siri em Ajustes> Geral> Siri, mas é tudo ou nada. Não há como desativar seletivamente as seções que não interessam a você.

A primeira linha é Contatos. Então, por exemplo, se você acabou de enviar uma mensagem para um amigo, o ícone dele pode estar lá para que você possa enviar uma mensagem novamente. Se você normalmente liga para seu parceiro antes de sair do trabalho todos os dias às 17h, o ícone do seu parceiro também pode estar lá, pronto e esperando que você faça a ligação. Se você tiver um compromisso com alguém em sua agenda, o ícone dela pode estar lá, caso você precise entrar em contato com ela.

Isso substitui Favoritos e Contatos recentes da tela de alternador de aplicativos rápido do iOS 8 e oferece a mesma funcionalidade. Toque em um e você terá opções para ligar, enviar mensagens, FaceTime ou ir para o cartão de contato para obter ainda mais opções.

A segunda linha é Apps. Então, se você costuma checar o Facebook todas as manhãs, o Facebook pode aparecer lá na hora certa para você checar. Se você baixou o Letterpress recentemente, mas ainda não o experimentou, o Letterpress pode aparecer lá como um lembrete. Se você estiver se aproximando do aeroporto, o aplicativo da sua companhia aérea pode aparecer, caso você precise.

Os resultados proativos também podem aparecer aqui. Por exemplo, se você tiver uma reserva para o jantar às 20h, o Agenda pode aparecer em sua própria linha, bem a tempo de você sair, junto com todos os detalhes, para que você possa verificá-los rapidamente. Se um novo podcast chegar, o aplicativo Podcast poderá aparecer em sua própria linha, junto com os detalhes do episódio para que você possa ver e começar a reproduzi-lo.

Você obtém seis ícones por linha no iPad, mas no iPhone, onde não há tanto espaço, você obtém apenas quatro. O iPhone, no entanto, permite que você toque para mostrar mais sugestões, dobrando o número total para oito.

A terceira linha está próxima. Aqui você encontrará locais de interesse populados com base na hora do dia e na localização. Por exemplo, de manhã, você pode ver locais para tomar café da manhã ou cafeterias. À noite, quando você normalmente dirige do trabalho para casa, pode ver um posto de gasolina ou, se usar transporte público, uma estação de trem.

A última linha é Notícias. Ele começa com as principais histórias, notícias de última hora e artigos populares em sua região e, em seguida, começa a curadoria com base no que você demonstrou interesse. Tocar em uma história o levará a essa história no novo aplicativo Apple News (veja abaixo )

Você também pode optar por mostrar mais notícias, o que dobra a quantidade de histórias na fila.

As notícias são um pouco irritantes porque, ao tentar voltar para a tela inicial principal, muitas vezes me pego abrindo um artigo. O conteúdo também costuma ser menos atraente. Eu continuo esperando que saia da página Para Você nas Notícias, mas, pelo menos até agora, não tive essa sorte.

No geral, as Sugestões e Pesquisa da Siri oferecem acesso a uma variedade de atividades e informações, com apenas algumas palavras, teclas ou toques. Isso o torna significativamente mais poderoso e estupendamente mais conveniente.

iOS 9Apple Pay + Wallet

Passbook no iPhone começou de forma bastante humilde, como uma forma de reunir todos os seus cartões de embarque, vales-presente, cupons e passagens, tudo em um só lugar. Você pode escanear códigos, mas não muito mais. No ano passado, a Apple adicionou cartões de crédito e débito pessoais nos EUA e suporte para comunicações de campo próximo (NFC). O Apple Pay nasceu.

Nos últimos dez meses, a Apple adicionou inúmeros novos bancos e parceiros de varejo, expandiu para o Reino Unido e muito mais. Agora a Apple está adicionando novos tipos de cartão e, em reconhecimento ao seu papel e funcionalidade crescentes, renomeando Passbook para Wallet. Pode não ser um nome tão distinto, mas é muito mais apropriado.

Para acompanhar seu novo nome, há uma nova funcionalidade. Seguindo uma dica do Apple Watch, agora você pode clicar duas vezes no botão Home com a tela desligada para abrir o Apple Pay. É uma ótima ideia, embora possa colidir com o desbloqueio do Touch ID se você não acertar o tempo.

Depois, há os novos tipos de cartão: cartões de crédito em loja e cartões de fidelidade / recompensa. Os cartões da loja são como cartões de crédito ou débito, mas emitidos por grandes varejistas. Eles geralmente oferecem recompensas e benefícios específicos da loja quando você os usa. A Apple mencionou Kohl's Charge, JCPenney Credit Card e BJ's Wholesale Club como parceiros de lançamento, com mais por vir.

Os cartões de recompensa, às vezes chamados de cartões de fidelidade, não oferecem crédito ou débito, mas são usados ​​em conjunto com cartões de crédito ou débito como uma forma de obter descontos, acumular pontos ou desfrutar de outras vantagens e incentivos. Tudo isso para incentivá-lo a fazer compras no varejista com mais frequência e dar-lhes acesso a mais informações.

Se você tiver um cartão de recompensa compatível, o Apple Pay o apresentará automaticamente quando você estiver no caixa. A Apple já listou Dunkin 'Donuts DD Perks, Walgreens Balance Rewards, MyPanera, Kohl's Yes2You Reward, Coca-Cola's mycokerewards e Wegmans Food Markets como parceiros de lançamento e muito mais serão adicionados ao longo do tempo.

Os cartões de loja e recompensa são importantes para ajudar a aumentar a adoção do Apple Pay no varejo. Como a Apple não compartilha informações de cartão de crédito ou débito com os varejistas, alguns deles têm resistido a implementá-lo.

Os cartões de loja e recompensa são diferentes. Nósescolherpara obtê-los e usá-los, e para compartilhar nossas informações em troca de quaisquer privilégios que eles oferecem. Com eles, a Apple ainda consegue manter nossas informações transacionais privadas, e a loja obtém nossas informações de recompensa opcionais. É uma vitória para todos e deve contribuir muito para encorajar os retalhistas remanescentes a considerarem adicionar o Apple Pay.

Agora, se pudéssemos obtê-lo em ainda mais regiões ...

iOS 9Notas

A Apple afirma que o Notes é usado por mais da metade das centenas de milhões de clientes da empresa. Então, no iOS 9 e OS X El Capitan , O Notes está recebendo atenção há muito tempo esperada. Não é apenas um ajuste de interface ou um enxerto de recurso - é um aplicativo totalmente novo

Ele permite aplicar estilos, incluindo listas, incorporar dados e documentos e até mesmo esboçar diretamente na tela. Em outras palavras, o novo aplicativo Notes pega o que era pouco mais do que um bloco de texto e o torna um bloco de memória com recursos muito mais completos.

Estilo e verificação

A formatação nas notas antigas consistia no mínimo básico de opções: negrito, itálico e sublinhado. O novo Notes contém suporte de estilo real: título, cabeçalho, corpo, lista com marcadores, lista tracejada e listas numeradas. Ah, e listas de verificação.

As ferramentas aparecem na parte superior e inferior direita do iPad e na parte inferior do iPhone. Quando o teclado é ativado, os botões se tornam parte do novo atalho definido no iPad. No iPhone, você precisa tocar no ícone + à direita para fazer uma camada de teclado adicional contendo as opções aparecer e tocar no ícone X para ocultá-lo novamente.

Também existe um botão de nova nota persistente. Portanto, se você tiver um momento de revelação ou inspiração não relacionada, pode começar uma nota separada imediatamente, sem ter que voltar atrás na atual primeiro.

Em Configurações> Notas, você pode escolher que uma nova nota comece com Título, Cabeçalho ou Corpo, mas pode aplicar qualquer estilo a qualquer momento. Você também pode tocar para iniciar uma lista de verificação ou ir para qualquer texto existente e tocar no ícone da lista de verificação para transformá-lo a qualquer momento.

As listas de verificação em Notas podem soar como listas de tarefas em Lembretes, mas são diferentes e devem ser usadas de forma diferente. O Lembretes permite que você defina alertas baseados em tempo ou localização para os itens de sua lista e integra-se ao Calendário e ao Siri. É mais usado para tarefas como 'retirar a roupa lavada quando sair do escritório' ou 'lembrar-me disto às 17 horas'.

As listas de verificação, por outro lado, permitem que você acompanhe os itens dentro do contexto da sua anotação, mas sem nenhuma funcionalidade além da anotação. É melhor para coisas como listas de embalagem ao lado de lugares que você deseja ir em sua viagem ou uma lista de festa ao lado de ideias de temas.

Em outras palavras, se você deseja ser alertado sobre algo, use Lembretes. Se você quiser simplesmente fazer uma lista, use o Notes.

Esboços e incorporações

O maior avanço no novo aplicativo Notes são todos os novos tipos de conteúdo que podem ser incorporados a ele. Anteriormente, se você pudesse encontrar a opção no menu pop-up, você poderia adicionar uma imagem. Agora, você pode adicionar esboços, fotos, arquivos PDF, vídeos, clipes de áudio, links da web, localizações de mapas, documentos do Pages, apresentações do Keynote, planilhas do Numbers e muito mais.

Em um computador tradicional, você pode arrastar e soltar um arquivo ou fragmento de texto ou dados para colocá-lo em uma nota. Como isso ainda não é possível no iOS, o Share Sheets faz todo o trabalho pesado.

No Safari, Mapas, Fotos, Pages, Numbers, Keynote, etc. escolha o que deseja incorporar, vá para a Folha de Compartilhamento e envie diretamente para o Notes. Você pode adicionar texto para acompanhar a incorporação e optar por criar uma nova nota ou adicioná-la a uma nota existente.

Você pode tocar no ícone da câmera para adicionar uma única foto ou vídeo diretamente a uma nota, mas, infelizmente, não há botão de anexo para buscar um arquivo do iCloud Drive (ou qualquer outro provedor de dados) como há no Mail. Uma vez que puxar pode ser muito mais conveniente às vezes do que empurrar, espero que anexar também chegue ao Notes em algum momento.

Compartilhar a partir do aplicativo Fotos também é a única maneira de adicionar várias fotos ou vídeos ao mesmo tempo. Seria ótimo se o botão da câmera funcionasse da mesma maneira que em Mensagens, o que faz um bom trabalho ao habilitar a seleção múltipla.

Depois que algo é incorporado, você pode acessá-lo facilmente a partir da nota a qualquer momento. Toque em um local ou URL incorporado e ele o envia para Mapas ou Safari, respectivamente. (E graças aos links anteriores no iOS 9, agora é fácil retornar.) Os arquivos de vídeo e áudio são reproduzidos em linha e as fotos são exibidas em linha, mas você também pode tocá-los para obter um visualizador de fotos integrado. Os arquivos iWork e PDF abrem no modo de visualização, mas, a partir daí, você pode copiá-los para o Keynote, Pages, Numbers ou iBooks. (Novamente, é por isso que os anexos do iCloud Drive seriam mais limpos.)

Os esboços são novos e diferentes.

Não deve ser confundido com o Sistema de comunicações Apple Watch com o mesmo nome , Esboços são ilustrações rápidas que você pode rabiscar com o dedo direto no iPhone ou iPad. Eles podem incluir diagramas, plantas baixas, fluxogramas, rabiscos e até um jogo improvisado de jogo da velha. Como o nome indica, eles adicionam um bloco de desenho ao bloco de escrita e uma maneira de capturar ideias visuais ao lado de ideias baseadas em texto.

As ferramentas disponíveis incluem caneta, marcador, lápis, régua e borracha. A caneta é fina, mas emite um fluxo constante e uniforme de tinta. O marcador é grosso e mostra grandes faixas de cores que podem ser dispostas em camadas. O lápis é mais leve e tem mais grão. Você pode alterar a cor deles usando as amostras na paleta. Existem três conjuntos de oito cores, que vão desde o básico brilhante até tons mais profundos e mais escuros, até tons de cinza.

A régua persiste até que você a ignore e permita medir e desenhar linhas retas. O apagador remove tudo o que o buffer de desfazer não pode. Há também um botão de rotação e você pode salvar os esboços no aplicativo Fotos usando a planilha de compartilhamento. (Os esboços são salvos como 2048 x 1536, resolução de iPad Retina, arquivos PNG.)

Os esboços aparecem embutidos, como fotos, e você pode editá-los a qualquer momento tocando neles. As ferramentas não são nem de longe tão sofisticadas quanto um aplicativo de desenho, mas funcionam e tornam as anotações mais próximas de um livro de anotações real.

Sincronizar e pesquisar

O Notes ainda é sincronizado usando sua conta iCloud, então se você tiver um iPhone e um iPad ou Mac, qualquer coisa que você anotar em um aparecerá no outro ou nos outros. As novas versões são diferentes o suficiente, no entanto, que você só pode sincronizar iOS 9 com OS X El Capitan e vice-versa. Portanto, se quiser usar o Notes, você precisará fazer all in em todos os seus dispositivos. Isso apresenta um dilema temporário para os usuários do Notes: o OS X El Capitan só será lançado 2 semanas após o iOS 9.

A única exceção para a felicidade completa e sincronizada é o Apple Watch. Ainda não há sinal de Notas para o pulso. Ser capaz de usar o Siri para ditar brevemente algo no Notes, ou ser capaz de referenciar rapidamente algo em uma nota, seria extremamente útil. Esperançosamente, nós conseguiremos isso eventualmente.

Se você excluir uma nota, como Fotos com a Biblioteca de Fotos do iCloud, ela vai para uma pasta Excluídas recentemente, onde você tem cerca de 30 dias para restaurá-la antes de ser removida.

Se você quiser encontrar uma nota, a Apple reforçou a busca integrada com um navegador de anexos. Isso significa que, se você se lembrar de adicionar algo a uma nota, mesmo que não se lembre da nota exata, você pode rolar e escolher imagens, esboços, mapas, páginas da web, documentos e muito mais.

Com o Notes, agora estou coletando tudo que quero lembrar e tornando-os disponíveis em todos os lugares em que preciso lembrá-los.

A visualização principal do anexo mostra as incorporações mais recentes. Você pode tocar para visualizar ou abrir uma incorporação ou pressionar longamente para obter um pop-up e ir direto para a nota que o contém. Caso o que você está procurando não seja recente, você também pode tocar em para mostrar todos os arquivos de um determinado tipo.

O Notes ainda não é EverNote ou OneNote, mas é muito mais do que nunca e será o suficiente para muitas pessoas.

Usei o antigo Notes como uma área de transferência ao vivo sincronizada com o iCloud para mover texto entre meu Mac, iPhone e iPad. Com o novo Notes, estou fazendo muito mais. Estou coletando tudo que quero lembrar e tornando-os disponíveis em todos os lugares em que preciso me lembrar deles.

iOS 9Mapas

O aplicativo iPhone Maps original tinha uma interface construída pela Apple, mas usava dados fornecidos pelo Google. No iOS 6, a Apple começou a forjar seu próprio destino de dados de mapa e, a partir de junho de 2015, a Apple agora lida com mais de 5 bilhões de solicitações de mapas por dia. Isso é um grande incentivo não apenas para tornar o Maps melhor, mas também para torná-lo excelente.

iOS 9 melhora as atualizações internas para grandes locais, como estádios e shopping centers, e simplifica CoreLocation recursos de segundo plano, por isso é mais robusto e confiável. Tudo isso se traduz em uma experiência de aplicativo mais suave.

Mais dramaticamente, o iOS 9 ressuscita algo que foi perdido na transição dos dados do Google para os da Apple: as direções de trânsito.

Sim, realmente.

sinais de aviso de anjo

Direções de trânsito

Mapas agora incluem direções de ônibus, trem, balsa e metrô. Eles são apresentados em uma nova cartografia limpa, codificada por cores e coordenada, destinada especificamente para o trânsito. Isso torna mais fácil encontrar todas as paradas e estações ao longo do seu percurso. E, ao fazer isso, você pode tocar em um e obter todas as informações de que precisa sobre essa estação, incluindo todas as outras rotas de conexão.

Se você está preocupado com a precisão, não se preocupe. A Apple afirma que pesquisou cuidadosamente as estações, de modo que o Maps será capaz de fornecer direções precisas de onde você está e exatamente onde precisa estar, incluindo as entradas exatas das estações.

Insira um local e toque para obter direções, e o Maps fornecerá uma ou mais rotas ou combinações de rotas para chegar lá. Como nem todas as viagens são iminentes, você também pode definir o horário para o final do dia e ver quais rotas estão disponíveis. Como nem todas as paradas e estações são conectadas por transporte público, o Maps intercala as rotas a pé onde e conforme necessário.

A má notícia é que o trânsito não é suportado em muitos lugares, pelo menos não ainda. As cidades de lançamento incluem:

  • Baltimore
  • Chicago
  • Nova york
  • Filadélfia
  • Área da Baía de São Francisco
  • Washington DC
  • Toronto
  • Cidade do México
  • Londres
  • Berlim
  • Pequim
  • Xangai
  • Guangzhou
  • Shenzen
  • Cerca de 300 outras cidades chinesas

Como os dados de trânsito são normalmente controlados por feudos municipais e não há um formato ou organização padrão, e nenhum incentivo para as autoridades locais interagirem bem com os outros, é preciso muito tempo e esforço para obter todas as informações necessárias. (A China é centralizada e unificada, e é por isso que muito mais está disponível no lançamento.)

A realidade, porém, é que os concorrentes da Apple começaram mais cedo e estão muito mais à frente. A Apple precisará trabalhar muito - e de forma inteligente - para se recuperar.

Minha cidade, Montreal, não entrou na lista, mas experimentei o transporte público em San Francisco enquanto estava lá. Não conheço as rotas como um local e, portanto, não posso avaliar o quão bem o Maps as navegou, mas as direções foram claramente marcadas e fáceis de entender, e funcionaram bem o suficiente para que eu não me sentisse estressado só de olhar para elas.

Próximo

A pesquisa no Maps ficou mais fácil de usar. Toque no campo de pesquisa e você obterá uma lista contendo seus favoritos, sua casa e locais e direções recentes, bem como ícones de categoria codificados por cores:

  • Alimentos (laranja)
  • Bebidas (laranja)
  • Shopping (amarelo)
  • Viagem (verde)
  • Serviços (roxo
  • Divertido (rosa)
  • Saúde (vermelho)
  • Transporte (azul).

Toque em um ícone e você obterá ... mais ícones. Eles são ícones mais específicos que permitem filtrar e refinar ainda mais a lista do Yelp que também é apresentada.

Cada categoria contém um ícone de lugares populares, bem como um ícone X gigante para voltar à categoria principal. Os ícones específicos da categoria incluem:

  • Comida: restaurantes, mercearias, fast food, cafés, padarias e sobremesas.
  • Compras: Shopping centers, roupas, departamentos (lojas), casa e escritório, conveniência e artigos esportivos.
  • Bebidas: cafeterias, chás e sucos, lojas, bares, cervejarias e bares de vinho.
  • Viagem: aeroportos, estações de viagens, estações de trânsito, hotéis, bancos e caixas eletrônicos, museus e pontos de referência.
  • Serviços: Beleza, lavanderia, bancos e caixas eletrônicos, serviços para animais de estimação e correio.
  • Diversão: vida noturna, música e teatro, parques e recreação, filmes, diversão e jogos e esportes.
  • Saúde: Fitness, natação, médicos, dentistas, drogarias e hospitais.
  • Transporte: Estações de trânsito, paradas de ônibus, estacionamento, serviços de automóveis, aluguel de veículos e postos de gasolina.

Escolher uma categoria a coloca na barra de pesquisa, coloca alfinetes em todos os locais aplicáveis ​​e fornece uma lista opcional de todos os locais também. Se um estabelecimento não estiver aberto, um rótulo útil 'Fechado Agora' aparecerá ao lado dele na lista.

Tocar em um local ainda fornece o cartão de resultados, mas agora, se for um varejista, o cartão também informa se aceita ou não o Apple Pay.

Toque no campo de pesquisa novamente para alterar a categoria. Toque no ícone X para apagá-lo.

Perto torna mais fácil encontrar os lugares próximos de onde você está ou para onde está indo.

Resumindo, o Nearby torna mais fácil encontrar os lugares próximos de onde você está ou para onde está indo, e isso torna o Maps muito mais útil.

Ainda há problemas com o serviço, com certeza, mas há problemas com todos os serviços. O Google ainda tem vantagem quando se trata de granularidade de dados, mas, cada vez mais, a Apple está ganhando experiência. Isso não é incomum, é claro, mas iOS 9 é a primeira vez que isso pode ser dito sobre o Maps.

iOS 9Notícia

Banca de jornais não é mais; sua pasta smote e seus aplicativos espalhados pela tela inicial. Em seu lugar está o News, que não coleta aplicativos, mas artigos das principais publicações e sites independentes, e os organiza e exibe de maneira consistente e ponderada.

Também ao contrário do Quiosque ou mesmo Apple Music , não há assinatura ou custo para Notícias. Em vez disso, é gratuito para leitores e suportado por anúncios para editores. Infelizmente, ele está disponível apenas nos EUA, no Reino Unido e na Austrália no lançamento. Outros países estarão disponíveis com o tempo.

Coleta de notícias

Notícias funciona puxando feeds RSS publicamente disponíveis. Editores podem inscrever-se para se certificar de que estão incluídos, ou manualmente excluir se eles acham que isso afetará negativamente sua marca ou receita.

Embora a Apple pudesse simplesmente ter feito um diretório de publicações e artigos, como fazem os podcasts na iTunes Store, eles estão indo além disso. Eles estão fornecendo algo mais próximo do potencial de descoberta e envolvimento da Apple Music.

Além dos canais (publicações), a Apple está rastreando mais de um milhão de tópicos (categorias), que são usados ​​para fornecer recomendações de artigos e a oportunidade de navegar pelo conteúdo relacionado.

Começar com o News é, sem surpresa, semelhante a começar com o Apple Music. Em vez de escolher alguns de seus artistas favoritos, você escolhe algumas de suas publicações favoritas, como iMore, Daring Fireball ou The Loop. Ok, talvez também Time, ESPN, Vanity Fair, USA Today, New York Times, Wired, The New Yorker ... essa é a ideia. Você também pode escolher por tópico, como ciências, finanças, alimentação ou viagens, se preferir.

As notícias, também como a Apple Music, usam suas escolhas para iniciar uma página inicial personalizada chamada 'Para você'. For You contém uma variedade de artigos das publicações que você escolheu, bem como algumas sugestões que o News acha que você vai gostar. No iPhone, você obtém uma lista de manchetes com sinopses e miniaturas e o recurso ocasional de largura total. No iPad, graças ao display maior, você obtém imagens e manchetes organizadas em blocos de tamanhos variados, mais como um jornal tradicional.

Se algum novo artigo tiver sido adicionado desde a última vez que você verificou, o News adicionará um emblema no topo indicando o número.

Se For You não for para você, você pode escolher ler algo de uma fonte de notícias específica que adicionou na guia Favoritos, navegar pelos canais (publicações) e tópicos (categorias) na guia Explorar, pesquisar por conteúdo na Pesquisa guia ou volte para qualquer artigo que você marcou ou leu anteriormente na guia Salvo.

Infelizmente, não há como pesquisar em For You ou em um canal ou tópico por artigos específicos. Por exemplo, se você tocar em iMore, só poderá navegar pelos artigos em ordem cronológica inversa. Não há campo de pesquisa para você inserir 'iPhone 6s' ou 'Pac Mac 256' ou qualquer outra coisa em que possa estar interessado. Você pode ir para a guia Pesquisar, inserir os termos lá, obter resultados de tópicos e abri-los, mas então você não pode pesquisar 'iMore' para restringi-lo por editor.

Isso torna impossível, pelo menos por agora, ir ao News e encontrar imediatamente um artigo específico de que você pode ter ouvido falar. Tudo o que você pode fazer é navegar e esperar encontrar. Indexar e mostrar todos os artigos para pesquisa não seria sem dúvida nada trivial, e esta é a versão um do News, mas espero que isso esteja na lista para o futuro.

Além disso, como o News está puxando RSS, ele realmente precisa estar online para funcionar. Há algum cache limitado para algum conteúdo limitado localmente, mas não é previsível ou volumoso o suficiente para que você possa contar com isso.

Layout de notícias

Um dos muitos problemas com o Play Banca era que os aplicativos podiam - e faziam - qualquer coisa e tudo de que gostassem. Portanto, a experiência de ler revistas e jornais podia - e variava - variar enormemente de um para o outro. Isso significava que você tinha que aprender e lembrar novos e diferentes - e às vezes não muito bons - esquemas de navegação de aplicativo para aplicativo.

As notícias, ao contrário, são alegremente consistentes. Como o iBooks, ele é baseado no código-fonte aberto da Apple WebKit mecanismo de renderização (e pode, em parte, ser baseado em Prss, uma plataforma de publicação de revistas digitais que a Apple adquiriu em 2014). Como o conteúdo do News foi criado para a web, o uso de tecnologias da web como HTML5 e CSS3 faz muito sentido.

No topo de um canal está o logotipo da publicação. Se uma publicação tiver adicionado seções como recursos, resenhas, ajuda, aplicativos, etc., Notícias exibirá uma barra de seção para torná-las selecionáveis. Cada seção requer um feed RSS específico e separado, que é gerenciado em Editor de notícias iCloud .

A navegação no artigo é simples. Há um botão Compartilhar que não só permite enviar links apple.news para Mensagens, E-mail, Lembretes, Notas ou qualquer outra extensão de compartilhamento que você tenha habilitado, mas também adicioná-los à Lista de Leitura, abri-los no Safari ou relatar quaisquer preocupações que você pode ter sobre seu conteúdo para a equipe de notícias da Apple.

Há também um botão Curtir em forma de coração para influenciar as recomendações do News. É consistente com Música, o que é ótimo, mas não com Fotos.

Fotos usa o botão de coração para adicionar itens ao álbum Favoritos que sincroniza em todos os seus dispositivos habilitados para iCloud. Notícias usa um botão Salvar em forma de marcador e a guia Salvo para isso. Isso é amplamente consistente com a forma como o botão em forma de coração funciona no Music. Música usa uma ação de folha Mais para salvar músicas em Minhas músicas.

Cada uso faz algum sentido dentro de seu próprio contexto, mas são confusos quando considerados como um todo: muitas vezes me encontro acertando o coração em Notícias e depois me pergunto por que algo não foi adicionado à guia Salvo. Felizmente, a Apple pode reconciliar isso em algum ponto.

Para artigos, o News pega o texto e as imagens do feed RSS e os exibe da forma mais simples e elegante possível. As tags HTML básicas, como negrito, itálico, citação em bloco, etc., são todas preservadas. Incorporação de vídeo e áudio também pode ser exibida, desde que esteja em formatos padrão. Os contêineres mais complexos ou personalizados podem ser removidos.

Entre a imagem ou vídeo principal na parte superior de um artigo e o corpo abaixo, a Apple repete o logotipo do editor e adiciona um carimbo de hora em horas (para o dia atual) ou dias (para a semana atual). Toque no logotipo e o Notícias leva você para a página do canal do editor, onde clicar no botão + permitirá que você adicione aos Favoritos. Infelizmente, não há botão + nos artigos, o que acelera o processo quando você encontra algo de que gosta o suficiente para querer adicioná-lo imediatamente.

A Apple também atribui uma categoria de tópico para cada artigo, que tende para o estreito e específico. Toque na categoria e você obterá mais artigos sobre o mesmo tópico de uma variedade de fontes. No final de um artigo, a Apple adiciona um link 'Ler história completa' no qual você pode tocar ou apenas rolar para abrir a página da web original em um navegador personalizado (ou seja, não Safari View Controller). Deslize de volta para cima e você retorna para a versão Notícias da história.

Se uma publicação oferece RSS parcial, você terá que tocar no link e acessar o navegador para obter mais informações. Da mesma forma, links para outros sites e histórias.

No entanto, esse é o mínimo básico do Apple News. O máximo é o formato Apple News.

Formato Apple News

Com o Apple News Format, os editores podem usar estilos muito mais avançados. Eles podem adicionar textos explicativos, mosaicos de fotos (galerias), vídeos HTML5 e infográficos interativos, todos os quais são animados de forma fluida para tornar a experiência de leitura mais interessante e dinâmica. Os editores também podem adicionar uma cor de matiz personalizada para melhor corresponder à sua marca e usar uma gama mais ampla de tipografia e formatação para realmente dar vida ao layout.

Se os editores gastam tempo e recursos para aplicá-lo, o Apple News Format é maravilhoso. Mas isso é um grande se.

No momento, apenas alguns parceiros de lançamento têm acesso ao Apple News Format e, francamente, muitos não estão se preocupando em colocá-lo em prática. Com que rapidez o Apple News Format se propagará após o lançamento e quantos editores estarão dispostos a investir nele de forma consistente, ainda não se sabe.

The News biz

A forma como a Apple pretende que os editores sejam pagos pelo News é por meio da plataforma iAd da empresa. Os editores podem descobrir mais entrando em contato com iAd {.nofollow} e usar produtor iAD e iAd Workbench para criar anúncios e gerenciar campanhas.

Os editores podem tentar vender iAds por conta própria e ficar com 100% da receita ou deixar a Apple intermediar os anúncios e manter um padrão de modelo de agência de 70% da receita.

Por enquanto, o News é um aplicativo de leitura fluida e gratuito para iPhone e iPad que aspira ser muito mais.

Ter a Apple fazendo o trabalho será mais fácil, mas ainda não se sabe o quão bem a Apple pode vender iAds no News. No entanto, se os editores fizerem isso sozinhos, isso significa que tempo e recursos precisam ser investidos nas vendas apenas do News, e isso significa que o News terá que oferecer um retorno sobre esse investimento para que os editores continuem com ele. Da mesma forma, os iAds também terão que fornecer uma experiência boa o suficiente - especialmente devido ao cansaço com anúncios na web - para que os leitores continuem com ela.

Em outras palavras, existem muitas perguntas. Portanto, por enquanto, é melhor pensar no News como um aplicativo de leitura fluida e gratuito para iPhone e iPad que aspira ser muito mais. Ao trocar os aplicativos e assinaturas do Play Banca por artigos e iAds, o News espera finalmente reunir o melhor da publicação tradicional e da mídia digital e criar algo verdadeiramente agradável e sustentável para todos.

É um problema incrivelmente difícil de resolver e não sei se a Apple vai conseguir resolvê-lo ou não, mas gosto que continuem tentando.

iOS 9QuickType

QuickType é o nome do teclado preditivo que a Apple introduziu no iOS 8. Adicionou sugestão de palavra às sugestões de ortografia do sistema de autocorreção existente para, como o nome indica, tornar a escrita mais rápida. Ele também foi projetado para tornar o teclado integrado mais competitivo com as então novas extensões de teclado personalizadas. Isso é algo que a Apple está continuando no iOS 9.

Algumas das mudanças e adições abrangem iPhone e iPad. Outros são - pelo menos atualmente - apenas iPad.

Minúsculas e sem visualização

Por razões desconhecidas tanto pela ciência quanto pela vidência, o teclado do iOS 7.1 tornou o estado da tecla shift inescrutável para os humanos. Em letras minúsculas ou maiúsculas, simplesmente não poderia serriscado. O iOS 9 finalmente corrige, mas de uma forma muito mais abrangente do que muitos esperavam.

Sim, a Apple fez as próprias chaves mudarem de estado de minúsculas para maiúsculas. Embora isso acabe de uma vez por todas, aniquile absolutamente qualquer confusão sobre o estado do caso, introduz uma forma diferente de sobrecarga mental. Agora, em vez de uma representação visual consistente enquanto você digita, todas as letras mudam toda vez que o caso selecionado muda, e isso pode fazer com que seus olhos e cérebro tenham que readquiri-las enquanto você digita. Provavelmente não afetará a maioria das pessoas, pelo menos não conscientemente. Para ser justo, a mudança de maiúsculas e minúsculas tem sido a norma nos teclados de software Android por mais de seis anos com o mínimo de reclamações - nossos cérebros são normalmente ágeis o suficiente para lidar com os requisitos de reconhecimento de padrões.

O que muitos mais provavelmente notarão, mesmo que inicialmente não percebam o que estão percebendo, é que a Apple também eliminou os pop-ups de visualização de personagens que existiam desde o primeiro iPhone - aqueles que fornecem uma maneira de tranquilizar visualmente você mesmo apertou a tecla certa antes de liberar e se comprometer com isso. Você ainda obtém os pop-ups de pressionar longamente para caracteres alternativos, quando disponíveis, mas é isso.

Se não gostar de nenhuma dessas mudanças, você tem a opção de voltar aos velhos tempos. A exibição de teclas em minúsculas pode ser desativada em Ajustes> Geral> Acessibilidade> Teclado e as visualizações de caracteres podem ser ativadas em Ajustes> Geral> Teclados. (Seria ótimo se as duas configurações estivessem disponíveis nos dois lugares.)

Os novos padrões refletem a transição de uma representação visual que era uma máquina de escrever mais antiga para uma que é muito mais digitalmente nativa. Meu palpite é que, em alguns meses, tudo parecerá normal.

Atalhos e trackpads

Como o iPad tem uma tela maior e, portanto, mais espaço na fileira acima do teclado que mostra sugestões de previsão, a Apple está adicionando atalhos em ambos os lados. Eles foram feitos para fornecer acesso rápido e fácil aos comandos de edição comuns. No caso do Mail, isso inclui desfazer, refazer e colar à esquerda e negrito, itálico, sublinhado e anexar à direita.

Os atalhos exatos podem mudar dependendo do contexto e variar entre os aplicativos. Por exemplo, se houver texto selecionado, o Mail troca de desfazer e refazer para recortar e copiar. Como o Notes tem necessidades diferentes, ele pode simplesmente substituí-las por estilos, listas de verificação, imagens e esboços. Os desenvolvedores também podem personalizar atalhos para atender às tarefas disponíveis em seus aplicativos.

A ideia é que, não importa o que você esteja fazendo, deve demorar menos toques e golpes para fazer isso.

A Apple também está adicionando o 'modo trackpad' ao iPad. Coloque dois dedos no teclado e as teclas desaparecerão para fornecer uma superfície semelhante a um trackpad para a manipulação do cursor. Mova esses dedos e o ponto do cursor se moverá com você. Selecione algum texto e, em seguida, coloque dois dedos para baixo e mova-os, e o seletor de texto se moverá com você.

Modo trackpadétambém disponível no iPhone ... mas apenas nos iPhones 6s. (Em vez de dois dedos, você 3D Touch para acessá-lo.)

Bônus bluetooth

Se você usa um teclado Bluetooth com o seu iPad, o iOS 9 está tornando tudo mais fácil para você também. Mantenha pressionada uma tecla modificadora como comando ou opção em qualquer aplicativo e você pode ver uma lista de atalhos de teclado disponíveis para esse modificador. Além disso, pressione Command + Tab para alternar as tarefas tão rapidamente quanto no Mac.

É mais um passo em frente para quem usa seu iPad como um laptop ultraleve.

iOS 9Multi-app multitarefa para iPad

O iOS é construído na mesma base do OS X e, embora a Apple sempre tenha usado isso com grande efeito para os processos do sistema, por razões de segurança e eficiência de energia, eles restringiram muito a quantidade de multitarefa apresentada para aplicativos e clientes da App Store. Então, você podia falar no áudio do FaceTime enquanto navegava na web e respondia rapidamente a um texto como e-mail e um podcast baixado, mas não era possível executar dois aplicativos lado a lado. Até agora.

A multitarefa multi-aplicativo no iOS 9 para iPad pode ser dividida em três recursos específicos:

  • O Slide Over permite que você acesse rapidamente um aplicativo secundário como uma sobreposição no estilo da barra lateral para que possa responder a mensagens ou e-mails, adicionar notas ou verificar a web ou realizar outra tarefa rápida sem ter que sair completamente do aplicativo principal.

  • A visualização dividida permite que você fixe um aplicativo secundário para que ele compartilhe a tela, lado a lado, com o aplicativo principal para que você possa fazer referência, copiar e colar ou, de outra forma, usar os dois ao mesmo tempo.

  • O Picture-in-Picture, que está disponível em TVs há décadas, permite que você flutue um vídeo sobre qualquer outro aplicativo que você esteja usando no momento, ou mesmo dois aplicativos se você estiver nos modos Slide Over ou Split View.

Como o Slide Over mantém apenas um aplicativo ativo por vez e a imagem em imagem é restrita à reprodução de vídeo, eles são compatíveis com qualquer iPad de 64 bits, incluindo iPad Air, iPad Air 2, iPad mini 2, iPad mini 3 , e depois.

Porque Split Viewfaztem que manter dois aplicativos ativos ao mesmo tempo, é necessário o iPad Air 2 ou posterior mais capaz.

Layout automático e classes de tamanho

Múltiplas janelas de aplicativos funcionam pelo mesmo motivo que telas maiores funcionam no iPhone 6 Plus: a Apple passou alguns anos configurando tudo isso. Com o iOS 6, eles transferiram o Auto Layout {.nofollow} do OS X. Ele permite um design baseado em restrições que define as relações entre os elementos e pode redefinir quadros, centros e outros atributos automaticamente quando necessário.

Com o iOS 7, a Apple adicionou Kit de Tipo e o conceito de tipo dinâmico, e com iOS 8, Classes de tamanho . Eles substituíram os idiomas de interface específicos do 'iPhone' ou 'iPad' pelo conceito mais generalizado e flexível de classes 'compactas' ou 'regulares' em dimensões horizontais ou verticais.

É uma maneira complicada de dizer que a Apple libertou o iOS da precisão dos pixels e deu aos aplicativos a capacidade de fluir em quaisquer formas e tamanhos de tela que se apresentassem. Em outras palavras, como web design responsivo, mas para aplicativos nativos.

No ano passado, vimos os resultados no iPhone 6 Plus. No modo retrato, trata os aplicativos como qualquer outro iPhone. No modo paisagem, no entanto, ele os trata como um iPad.

Este ano, a multitarefa em vários aplicativos é semelhante. Se um aplicativo de tela dividida for grande o suficiente, ele o trata como qualquer outro iPad. Se e quando ficar estreito, no entanto, ele os tratará como um iPhone.

Além do mais, pela primeira vez, ele pode se transformar um no outro e vice-versa conforme a largura da janela muda. Em outras palavras, não importa mais o tamanho do dispositivo que você está usando, apenas o tamanho da janela disponível.

Multitarefa multi-aplicativo: explicado

Se os detalhes de layout automático, classes de tamanho e multitarefa multi-app interessam a você, você pode encontrar explicadores mais detalhados abaixo:

  • Classes de tamanho explicadas
  • Slide Over e Split Screen explicado
  • Imagem na imagem explicada

Deslizar sobre

O Slide Over permite que você acesse rapidamente um aplicativo secundário para fazer algumas anotações, responder a algumas referências ou verificar algumas informações, sem ter que sair do que está fazendo no aplicativo principal. Para abrir um Slide Over, você desliza a partir da moldura direita. Isso bloqueia e escurece o aplicativo principal e inicia o aplicativo secundário.

O aplicativo principal fica com uma classe de tamanho horizontal regular e permanece em toda a largura, mas o aplicativo secundário vem como uma classe horizontal compactano topo disso, cobrindo cerca de 30% da tela em paisagem e 40% em retrato.

Em essência, o Slide Over mantém o aplicativo primário do tipo iPad travado no lugar e as camadas um aplicativo secundário do tipo iPhone sobre ele.

Se você não usa o Slide Over há algum tempo, e o sistema não tem certeza de qual aplicativo deseja trazer, ele mostra uma série de blocos de ícones para cada aplicativo no iPad que suporta multitarefa multi-aplicativo. (Os desenvolvedores precisam adicionar suporte especificamente; os aplicativos da App Store não aparecerão a menos e até que apareçam.)

Você pode retornar a essa interface e alternar os aplicativos secundários a qualquer momento, deslizando para baixo a partir do painel superior e na barra lateral Slide Over. Selecione um ícone diferente e o aplicativo desse ícone aumentará o zoom para se tornar o novo aplicativo secundário.

Se você não gosta da ideia de Slide Over, pode desativá-lo em Ajustes> Geral> Multitarefa.

Na prática, Slide Over é excelente. Notificações, especialmente notificações interativas, ajudavam a mantê-lo trabalhando quando outras tarefas eram intrometidas, mas eram incrivelmente limitadas em escopo. Se você os perdesse ou precisasse fazer algo além do que eles permitiam, você tinha que alternar para fora e voltar novamente. Com o Slide Over, você apenas desliza para dentro, interage e desliza de volta para fora.

Não se trata apenas da conveniência do momento, entretanto. O Slide Over também oferece a funcionalidade básica de vários aplicativos para iPads mais antigos e com recursos mais limitados. Depois de usá-lo por um tempo, você se perguntará como conseguiu viver sem ele.

Vista dividida

Split View permite que você mantenha dois aplicativos visíveis e ativos, lado a lado, ao mesmo tempo. Para habilitar a visualização dividida, você começa deslizando no Slide Over e, em seguida, toca no ícone de captura à esquerda do aplicativo secundário. Isso reativa o aplicativo principal e também o redimensiona para caber na parte da tela não coberta pelo aplicativo secundário - cerca de 70% em paisagem e 60% em retrato. O aplicativo secundário permanece onde está, mas se fixa e obtém uma borda preta espessa para separá-lo melhor.

Se você tocar na borda entre os aplicativos Split View e arrastar para a direita, o aplicativo principal retorna à tela inteira e o aplicativo secundário desaparece. Se você arrastá-lo para a esquerda, o aplicativo principal desaparece e o aplicativo secundário se torna o novo aplicativo principal, transformando-se em uma classe de tamanho normal e passando para tela inteira. (E então você pode deslizar para trazer o Slide Over de volta; enxágue e repita.)

Há uma diferença entre a orientação paisagem e retrato quando se trata de Split View. Se você arrastar a borda para a esquerda no modo paisagem, antes de chegar à tela inteira, você pode ajustá-la para o meio da tela e trabalhar 50/50. Em 50/50 Split View, os dois aplicativos assumem a forma e a função de suas interfaces do iPhone, mas são mais amplos horizontalmente.

Uma vez que 50/50 existe apenas em paisagem e não em retrato, se você estiver em 50/50 e girar, a visualização dividida mudará para a única opção de retrato, aproximadamente 60/40. Se e quando você girar para trás, o iOS se lembrará de onde você estava e o levará de volta para 50/50.

Para alterar o aplicativo principal, você usa os métodos típicos de troca de aplicativos do iPad. Clique no botão Início para retornar à tela inicial e selecionar outro aplicativo, clique duas vezes no botão Início para abrir o alternador de aplicativos rápido e selecione outro aplicativo, use a navegação por gestos de quatro dedos para deslizar para frente ou para trás entre os aplicativos ou toque em um link que abre outro aplicativo. Seja qual for o método, o aplicativo recém-lançado substituirá o aplicativo principal na configuração de tela dividida.

Como você pode imaginar, tudo isso consome muitos recursos, e é por isso que Split View requer 2 GB de memória e poder de processamento Apple A8 encontrado no iPad Air 2 ou posterior.

O iOS é famoso por seu desempenho sólido de 60 quadros por segundo (fps). 60 fps se correlaciona com cerca de 16 milissegundos (ms) de tempo de resposta quando. Em um mundo onde apenas um aplicativo pode ser executado na CPU por vez, qualquer aplicativo que responda em 9 ms ou menos é mais do que bom o suficiente. Em um mundo onde dois aplicativos (primário e secundário) podem ser executados ao mesmo tempo, no entanto, 2 x 9 ms não é mais bom o suficiente. Adicione um terceiro aplicativo (picture-in-picture) e mais 9 ms e a taxa de quadros cai e os aplicativos podem parecer atrasados.

Ainda mais difícil, a memória precisa ser gerenciada entre dois aplicativos de primeiro plano ao mesmo tempo. Se e quando o sistema ficar sem espaço, ele descartará o principaleaplicativos secundários e volte para a tela inicial. Essa não é uma ótima experiência.

Portanto, apenas iPad Air 2 ou posterior.

O iOS 9 obviamente não é o primeiro sistema a fazer fixação de aplicativos ou visualização dividida em várias janelas. Mas a implementação é flexível e fluida, e o resultado mostra muito cuidado e consideração. Adoraria se, no futuro, os itens pudessem ser arrastados e soltos entre as janelas Split View, mas mesmo em sua forma inicial eleva o iPad não apenas em algo diferente, mas em algo melhor.

Picture-in-picture (PiP)

O Picture-in-Picture permite que um vídeo flutue sobre qualquer outro aplicativo ou aplicativos que você esteja usando no momento. Para entrar no modo Picture-in-Picture, toque no novo botão PiP no reprodutor de mídia padrão. Isso fará com que os quadros de vídeo parem de ser direcionados para a camada do player e comecem a ser direcionados para a camada PiP. A transição é perfeita.

O vídeo é então desacoplado do aplicativo player e continua reproduzindo, mesmo se você trocar de aplicativo ou voltar para a tela inicial. Ele continua tocando enquanto você faz quase qualquer outra coisa, incluindo um aplicativo Slide Over ou aplicativo Split View.

A única grande exceção é se você tentar reproduzir um vídeo em outro aplicativo ao mesmo tempo. Nesse ponto, o vídeo PiP faz uma pausa e permite a reprodução do outro vídeo. Portanto, por exemplo, se você tiver Videos.app sendo reproduzido no PiP e, em seguida, iniciar um vídeo do YouTube no Safari, o vídeo PiP será pausado assim que o vídeo do YouTube começar.

O PiP será ativado automaticamente quando você sair de um aplicativo. Por exemplo, se você iniciar um vídeo e clicar no botão Início ou tocar em uma notificação de e-mail, o vídeo será transferido para o reprodutor PiP assim que você sair. Se a ideia de uma sobreposição de vídeo persistente não o atrai, você pode desativá-la em Ajustes> Geral> Multitarefa.

A camada PiP apresenta três botões e uma barra de progresso decorativa. O primeiro botão permite que você saia do PiP e volte para a camada do player no aplicativo. O segundo permite que você pause ou reproduza o vídeo. O terceiro permite que você feche o PiP e pare de assistir ao vídeo.

O padrão do PiP é um quarto de largura (com uma ampla borda transparente) no canto inferior esquerdo, mas você pode reposicioná-lo tocando e deslizando-o para outro canto. Ele sempre se encaixará em um dos quatro cantos, portanto, você não pode simplesmente posicioná-lo em qualquer lugar. O iOS também desloca o PiP acima ou abaixo de elementos importantes da interface, como navegação e barras de guias, e até mesmo o Dock na tela inicial, de forma que não obstrua nada.

Você também pode beliscar para aplicar zoom no vídeo de um quarto de largura até a metade (novamente com bordas transparentes amplas) e vice-versa. Não há quebra aqui. Você pode ajustá-lo para praticamente qualquer tamanho que desejar dentro dessa faixa.

Como o iPad tem uma proporção de aspecto de 4: 3 e o vídeo é 16: 9 ou mais, mesmo no modo de um quarto de largura, o PiP ocupa apenas um sexto ou menos da tela, o que o torna eminentemente viável.

Se o PiP atrapalhar, mas você não quiser eliminá-lo completamente, coloque-o na lateral da tela por um tempo. O áudio continua sendo reproduzido, para que você possa continuar ouvindo, e a borda do vídeo permanece visível como uma guia na lateral da tela, para que você possa puxá-la de volta quando estiver pronto.

Além do reprodutor de mídia padrão (AVKit), a Apple também fez o PiP funcionar para vídeo HTML5 (WebKit) e para reprodutores de mídia personalizados (AVFoundation). PiP também é apenas para vídeo, portanto, nada como streaming de tweets ou fotos estáticas de aplicativos será permitido.

O FaceTime pode usar o PiP, no entanto, para que você possa participar de uma videoconferência enquanto alterna ou usa outros aplicativos, como verificar seu calendário ou fazer anotações. Você também pode redimensionar e ocultá-lo, como qualquer PiP. É uma ótima maneira de fornecer suporte técnico, já que você pode pesquisar as coisas enquanto conversa.

Como o AirPlay, alguns aplicativos podem optar por não incluir a funcionalidade PiP para licenciamento ou outros motivos. Espero que isso não aconteça, no entanto. A funcionalidade é tão grande que seria uma tolice sacrificar qualquer uma delas.

No iPad Air 2, você pode ter o Picture-in-Picture rodando em cima do Split View, para um total de três aplicativos ao vivo, todos ao mesmo tempo. Para que funcione, todos os aplicativos precisam funcionar bem e, de outra forma, fazer sua parte para garantir que tudo seja executado de forma rápida e estável.

Como qualquer transição, levará algum tempo para que os aplicativos entrem em operação. Mas sentado aqui, Safari de um lado, Notas do outro, Continuum temporada quatro tocando no topo, eu não consigo me imaginar voltando.

Safári

Ao contrário do Safari para OS X El Capitan e suas guias fixadas e silenciamento, o Safari para iOS 9 não foi as manchetes deste ano. Mas, como a cobertura pós-apresentação mostrou, isso não significa que não tenha alguns grandes novos recursos.

O maior - em termos de atenção que recebe - pode muito bem ser as extensões de bloqueio de conteúdo, mas existem várias outras que tornam não apenas o Safari melhor, mas potencialmente qualquer aplicativo que carregue um site melhor.

Safari View Controller

No início, havia uma estrutura de interface do usuário para visualizar a web dentro de aplicativos ( UIWebView ) Uma folha em branco, pode ser preenchida com qualquer coisa, desde um site até um front-end HTML5, CSS3 e JavaScript personalizado. Por motivos de segurança, não era permitido fazer compilação just-in-time (JIT) para JavaScript. Isso o tornava seguro, mas lento.

Com o iOS 8, a Apple introduziu uma estrutura WebKit moderna ( WKWebView ) que não era apenas seguro o suficiente para permitir o JIT, mas, graças a uma estrutura compatível para o OS X que estreou em Yosemite, era consistente em todas as plataformas da Apple. Isso o tornava melhor, mas ainda era uma tela em branco.

Se você deseja renderizar um front end usando tecnologias da web, uma tela em branco é ótima. Se você deseja navegar na web, no entanto, você precisa construir todos os controles básicos sozinho. Mesmo assim, mesmo se você fizer um trabalho incrível, você ainda não pode fornecer acesso a tudo o que o Safari tem a oferecer - iCloud Keychain, Autopreencher, cookies de estado, modo Leitor, modo de navegação privada ou as novas extensões de bloqueio de conteúdo (veja abaixo) . Então, na maioria das vezes, você

Você sempre pode enviar alguém ao Safari para ver um link, mas se você quiser que eles continuem no aplicativo, não há uma ótima opção. Até agora.

Novo no iOS 9 é o Safari View Controller (SFSafariViewController {.nofollow}), que permite que uma experiência quase completa do Safari seja incorporada em outros aplicativos.

Enquanto a visualização da web original (Chrome, extrema esquerda) e a visualização da web do WebKit (Tweetbot, centro à esquerda) podem ter a aparência e agir como qualquer coisa, a visualização da web do Safari (centro à direita), não surpreendentemente, parece e age como o Safari (extrema direita).

No entanto, existem algumas diferenças. A barra de endereço está esmaecida. O Safari View Controller destina-se a mostrar uma página da web, não para permitir que você comece a navegar arbitrariamente pela web. É para isso que serve o aplicativo Safari completo, e há um botão na barra da guia inferior que o levará direto para o Safari quando quiser.

Também há setas para frente e para trás, caso os links da página o movam, e um botão Concluído para fechar a visualização. Há um botão Safari Reader para colocá-lo no modo de limpeza de conteúdo e um botão Share. A planilha de compartilhamento tem todas as opções padrão, bem como quaisquer opções de compartilhamento ou ação fornecidas pelo aplicativo. Os aplicativos podem até mesmo colorir o controlador para combinar com seu design geral, tornando a experiência quase perfeita.

'Quase' porque ainda existem algumas limitações. As extensões de compartilhamento de terceiros aparecem na planilha de compartilhamento, mas as extensões de ação de terceiros, bloqueadores de conteúdo à parte, ainda não são compatíveis. Da mesma forma, os links anteriores, se você tocar em para alternar para o Safari, estará por sua conta voltando. Além disso, se você deseja o modo de navegação privada, deve ativá-lo no Safari e, em seguida, ele será refletido no Safari View Controller.

Além do mais, o Safari WebView é animado de baixo para cima, não de lado. Isso não é cosmético. É uma indicação visual de que o Safari WebView é modal e que você precisa clicar no botão Concluído para fechá-lo. Você não pode simplesmente usar o gesto para trás em todo o sistema para deslizar para longe novamente, porque é isso que você usará para deslizar entre as páginas, assim como no Safari completo.

Onde o Safari View Controller acerta é a segurança. Porque ele funciona como uma extensão - é disponibilizado dentro de um aplicativo, mas é executado como um processo separado que não fornece absolutamente nenhum acesso a qualquer uma de suas informações pessoais - tudo, desde as credenciais das Chaves do iCloud até os dados de Preenchimento Automático, são mantidos privados e seguros. Da mesma forma, OAuth para logins de terceiros. Você não precisa mais se preocupar com um aplicativo inválido espionando suas credenciais conforme você as envia. Eles nunca são vistos.

Isso torna o Safari View Controller uma daquelas melhorias raras, mas essenciais, que aumentam a conveniência e a segurança. E mesmo em sua forma de primeira geração, é uma adição fenomenal para desenvolvedores e clientes.

Extensões de bloqueador de conteúdo

Bloqueadores de conteúdo não são bloqueadores de anúncios. Eles não identificam anúncios de forma automática e os erradicam de seu mundo na web. Em vez disso, eles identificam elementos e recursos em uma página da web e podem, opcionalmente, ocultar esses elementos e impedir que esses recursos sejam carregados. O objetivo é mostrar o quão rápido a web moderna - leia: Safari - realmente é quando você remove todo o código estranho que foi despejado em cima dela, e dar aos usuários finais o controle final sobre o que é renderizado em seu navegador.

Na grande maioria das vezes, os elementos e recursos bloqueadosvaiser aqueles usados ​​para veicular anúncios, mas outras vezes eles serão coisas como botões de redes sociais, análise de desempenho e público, scripts de rastreamento, comentários de artigos, cabeçalhos de navegação, quadros embutidos, barras laterais 'hambúrguer e porão' e muito mais.

Bloquear conteúdo, especialmente anúncios, é possível em navegadores de desktop há algum tempo, incluindo OS X e Safari. Bloqueadores tradicionais, no entanto, eram serviços que o navegador consultava no momento do carregamento. Isso significa que o próprio ato de bloquear o conteúdo pode reduzir o desempenho, e as informações sobre a página que está sendo visitada podem ser coletadas pelo serviço que está fazendo o bloqueio. Em alguns casos, os próprios bloqueadores podem teoricamente ser piores do que o conteúdo. Mesmo malicioso.

A Apple não quer isso. Eles não querem substituir CSS e JavaScript pesados ​​por plug-ins igualmente pesados, especialmente em dispositivos móveis, e não querem substituir rastreadores de anúncios por bloqueadores que rastreiam. Eles querem algo que seja genuinamente rápido, leve e focado no desempenho. E eles querem algo que seja privado e seguro.

Essa é uma das grandes diferenças entre bloqueadores de conteúdo e limpadores de conteúdo, como o Safari Reader. Com o Reader, que estreou no iOS 5, anúncios, scripts e outros recursos são carregados e, em seguida, a página é renderizada novamente para legibilidade máxima. Portanto, esses recursos ainda podem ser executados, não importa o quão brevemente, os anúncios são registrados e os acessos ainda são rastreados. Com bloqueadores, os recursos nunca são carregados. E como o filtro deve ser fornecido com antecedência, nada é consultado no carregamento e, portanto, nada sobre o conteúdo da página é compartilhado com o bloqueador. Privado e seguro.

A outra grande diferença é que o Reader é integrado, enquanto os bloqueadores de conteúdo, como a grande maioria das extensões, precisam ser baixados da App Store e não estão habilitados por padrão. Para ativá-los, você deve ir em Ajustes> Safari> Bloqueadores de conteúdo e ativá-los.

As extensões de bloqueio de conteúdo funcionam por meio de um conjunto de regras definidas em um arquivo JSON. As regras contêm gatilhos e ações. Os gatilhos determinam quando as regras são executadas e as ações determinam o que acontece quando elas são executadas. Para elementos de página como divisões (div), o gatilho pode ser tão simples quanto encontrar a classe CSS. A ação, definindo sua propriedade de exibição como 'nenhum'. Para scripts, pode ser tão simples quanto bloquear o carregamento deles. A filtragem é tratada por expressão regular (regex). Podem até ser criadas regras que, se as condições adequadas forem atendidas, neguem outras regras.

Assim, por exemplo, uma extensão de bloqueio de conteúdo para viajantes em roaming de dados pode bloquear imagens, fontes personalizadas, contêineres de vídeo e áudio e outro conteúdo 'pesado' para manter o uso de largura de banda o mais baixo possível. Um bloqueador de conteúdo para amantes de filmes pode impedir que qualquer imagem que contenha 'episódio i' seja carregada ... a menos que seja 'episódio iv'.

Depois que a extensão de bloqueio de conteúdo é baixada e habilitada, o Safari ou compila as regras da extensão em bytecode e as aplica sempre que - ou o Safari View Controller - carrega uma página da web.

Como os desenvolvedores podem fornecer maneiras de alterar as regras no aplicativo que contém a extensão, em extensões de ação e em Configurações, os desenvolvedores podem notificar o Safari sobre atualizações e recompilar as regras.

Se você decidir que deseja ver a página atual sem nenhum conteúdo bloqueado, por exemplo, se um site de rede social não estiver carregando corretamente porque o JavaScript está sendo bloqueado, você pode pressionar longamente o botão recarregar à direita da barra de endereço e, em seguida, tocar para recarregar sem botão de bloqueadores de conteúdo.

Devido ao processamento necessário e ao foco no desempenho, a Apple está limitando as extensões de bloqueio de conteúdo {.nofollow} a dispositivos de 64 bits. Isso inclui dispositivos lançados em 2013 ou posterior, com um processador Apple A7 ou posterior. Nomeadamente:

  • iPhone 6s Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6 Plus
  • Iphone 6
  • iPhone 5s
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2
  • iPod touch 6

Quando os bloqueadores de conteúdo estão em execução, o Safarimoscas. Se a Apple não tiver sucesso em mais nada, eles conseguirão tornar isso óbvio demais quem é realmente o culpado para baixo desempenho em dispositivos móveis.

A diferença de velocidade, especialmente em grandes sites de mídia , é ridículo. É como desatrelar um trailer cheio de chumbo e ver um caminhão, não mais sobrecarregado, decolar como um foguete.

O que isso significa para sites que dependem de anúncios para pagar as contas e manter a comida na mesa , incluindo iMore, não é claro. Os otimistas esperam que provedores como o Google Ad Exchange limpem suas ações ou que sites como o Livic sejam capazes de fazer uma tentativa ética publicidade nativa e modelos de patrocínio. Os pessimistas temem que publicitários e supercookies de provedores como Verizon e 'um truque bacana' otimizado para o Facebook! o conteúdo preencherá o vazio.

Além do bloqueio de anúncios, existem domínios inteiros de outros tipos de conteúdo prontos para o bloqueio. Isso inclui extensões relacionadas à segurança para evitar scripts de malware incorporados em iframes de malfeitores conhecidos, extensões relacionadas à privacidade que impedem o rastreamento de redes sociais, extensões relacionadas à acessibilidade que podem remover fontes da web difíceis de ler e muito mais. Como acontece com qualquer nova tecnologia, não saberemos realmente o que os desenvolvedores podem fazer com ela até que nos mostrem.

Extensões de aplicativo de links compartilhados

Os links compartilhados foram lançados no iOS 7 como uma forma do Safari exibir conteúdo que aparece em seus cronogramas do Twitter, LinkedIn e Weibo. Eles ficam em uma guia próxima aos favoritos tradicionais e ao serviço de leitura mais tarde do Safari, Lista de Leitura. Toque em um link e você não vai para a rede social, mas vai direto para o artigo, vídeo ou qualquer outra coisa que foi compartilhada.

No iOS 8, a Apple adicionou a capacidade de assinar feeds RSS em links compartilhados, removendo efetivamente a marca que Don Melton havia colocado no RSS do Safari alguns anos antes. Agora, com o iOS 9, a Apple está adicionando extensões de aplicativos de links compartilhados, para que os aplicativos também possam adicionar conteúdo diretamente aos links compartilhados.

As extensões de aplicativo de links compartilhados funcionam no iOS e no OS X. Quando a extensão é chamada, o aplicativo retorna uma lista de itens, incluindo um identificador exclusivo (para que os itens não se repetam ou se misturem), o URL, a data de publicação ( para sequenciamento cronológico reverso), um nome de exibição opcional, o título e o corpo.

O ícone do aplicativo é exibido à direita e um gráfico personalizado opcional também pode ser especificado para o próprio item. Dessa forma, é fácil identificar de onde veio o link e diferenciá-lo visualmente de outros itens da mesma fonte.

Isso é o que torna as extensões de aplicativo de links compartilhados diferentes de algo como Listas de leitura. Não é um serviço passivo e generalizado que permite salvar arbitrariamente conteúdo limpo para ler mais tarde. É um serviço proativo que permite que os aplicativos sugiram links específicos para adicionar ao seu feed em sua forma original.

Embora todas essas opções façam sentido separadamente e em seu próprio contexto, não tenho certeza se precisamos de todas elas. Talvez algo unificado acabe surgindo deles - um híbrido de marcadores, leitura posterior e links compartilhados que nos dá um lugar simplificado para manter todo o conteúdo da web que é importante para nós.

Arquivos, feeds, fontes e muito mais

A barra de endereços do Safari também obtém um pouco da nova inteligência de pesquisa com a tecnologia Siri. Por exemplo, se você já estiver navegando e não quiser mudar para o Siri ou a tela inicial, poderá digitar e obter os resultados do clima diretamente no Safari.

Safari Reader também tem várias novas opções, incluindo temas branco, sépia, cinza e preto e fontes, incluindo Athelas, Chartier, Georgia, Iowan, Palatino, San Francisco (nova fonte do sistema da Apple), Seravek e Times New Roman. É ótimo para leitura noturna e para acessibilidade.

Com o iOS 6, o Safari no iOS ganhou a capacidade de fazer upload de fotos ou vídeos do rolo da câmera. Agora, com o iOS 9, você tem mais opções. Você pode tirar uma foto ou vídeo, extrair um arquivo diretamente do iCloud Drive ou ligar para qualquer extensão do provedor de armazenamento que você ativou, incluindo Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc.

Também há opções novas - e realocadas - na planilha de compartilhamento:

  • Salve no iBooks que, embora não seja chamado de Imprimir em PDF, ainda renderá a página atual exatamente assim e o enviará ao iBooks para visualizá-la.
  • Uma nova página inicial para Find in Page que, quando você toca no ícone, oferece um teclado com um campo de pesquisa e botões anterior e próximo à esquerda.
  • Um novo lar para Request Desktop Site (embora você também possa obtê-lo mantendo o botão recarregar pressionado.
  • Adicionar aos links compartilhados.
  • Adicionar às notícias.

Salvar no iBooks (imprimir em PDF) é especialmente ótimo para ver o navio.

iOS 9Desempenho + duração da bateria

A Apple recebeu muitas críticas sobre a estabilidade da plataforma no ano passado. Isso acontece todos os anos, é claro, mas o iOS 7 e o iOS 8 trouxeram mudanças fundamentais na aparência e funcionamento do iPhone e do iPad, e mais do que um pouco de dor foi trazido com eles. Não era que o sistema travasse mais - na verdade, parecia travar menos do que nos anos anteriores -, mas nem sempre funcionava como esperado e de muitas maneiras pequenas e frustrantes. E para os humanos, 'frustradores' imprevisíveis ao longo de tempo e volume suficientes podem ser piores do que destruidores. O iOS 9 visa resolver muito isso.

Notoriamente, o discoveryd, o daemon introduzido no iOS 8 (e no OS X Yosemite) para lidar com a resolução DNS unicast, resolução DNS multicast e descoberta de serviço, foi substituído. Após meses de excentricidade de conexão, a Apple voltou recentemente a uma versão do venerável mDNSResponder atualizada para oferecer suporte Continuidade e outros recursos modernos.

Se isso for um sinal de uma mudança radical - de grandes bugs secundários (P2), quando suficientemente agravados, recebendo os recursos necessários para corrigi-los, mesmo sob a crise de um ciclo de lançamento anual - então é uma boa notícia, de fato.

Embora muitas das melhorias de desempenho e estabilidade estejam ocultas ou no fluxo de trabalho, há várias outras importantes que valem a pena ser destacadas.

Metal

A Apple está aumentando muito o escopo de Metal , a estrutura gráfica que a empresa lançou no ano passado como uma alternativa mais fina, mais rápida e direta ao OpenGL. Este ano, a Apple encerrou o OpenCL, sua estrutura de computação geral, e moveu as estruturas CoreGraphics e CoreAnimation para ficar em cima dela.

Isso significa que qualquer aplicativo que já usa qualquer uma dessas estruturas deve ter um aumento instantâneo no desempenho - a Apple afirma que 1,6x em animação e rolagem e 50% de redução no uso de CPU para desenho.

Otimização da bateria

Agora você pode monitorar a vida útil da bateria diretamente na Central de Notificações. Se fosse apenas para o iPhone ou iPad em si, não seria valioso para quem ativa a porcentagem da bateria na barra de status. Mas também mostrará o nível de carga de qualquer dispositivo Bluetooth conectado, incluindo o Apple Watch. E isso pode ser extremamente útil.

Para maximizar a vida útil da bateria do iPhone e iPad, a Apple também está tornando o iOS 9 mais inteligente.

  • Os aplicativos integrados tornaram-se mais eficientes em termos de energia.
  • As funções do sistema, como o algoritmo de luz de fundo, também se tornaram mais eficientes.
  • A detecção de face para baixo foi implementada para evitar que a tela seja iluminada por notificações quando você não puder realmente vê-las.
  • Atrasos de suspensão agora são adaptáveis ​​e os estados de inatividade foram aprimorados para maximizar a eficiência de energia.

Ao todo, a Apple afirma que os novos smarts por si só podem adicionar até uma hora de vida extra da bateria. Para mais informações, existe o modo de baixo consumo.

Modo de baixo consumo para iPhone

Se você atingir 20% de energia, o iOS 9 oferecerá para colocar seu iPhone no modo de baixo consumo. Você pode cancelar ou continuar. Se você continuar, o ícone da bateria na barra de status ficará amarelo e:

  • A obtenção de correio está desativada. (Você terá que abrir o Mail para receber novas mensagens.)
  • A atualização do plano de fundo foi pausada. (Você terá que abrir aplicativos para obter novos conteúdos.)
  • A rede não urgente é colocada em espera.
  • Os efeitos de movimento são reduzidos de volta.
  • A CPU e a GPU são impedidas de atingir suas velocidades mais rápidas e com maior consumo de energia.

Com o modo de baixo consumo de energia, a Apple afirma que você terá até três horas adicionais de vida útil da bateria do seu iPhone.

O modo de baixa energia será desativado automaticamente quando você atingir 80% da carga. Você também pode ligá-lo manualmente a qualquer momento por meio da nova guia Configurações de nível superior chamada Bateria. Lá, você não só obtém as estatísticas que costumavam estar ocultas em Uso, mas também pode alternar para o Modo de baixo consumo. Além do mais, as estatísticas de uso agora incluem análises específicas na tela e em segundo plano para que você possa saber melhor quais aplicativos e processos estão usando energia e como.

Eu testei o Low Power no meu iPhone extensivamente durante roaming de dados em conferências, o que é sempre extremamente difícil para a duração da bateria, e funciona perfeitamente.

iOS 9Segurança + Privacidade

O iOS 9 continua com o foco da Apple em segurança e privacidade, incluindo as várias maneiras já detalhadas acima para coisas como sugestões proativas e pesquisa de aplicativos. Provavelmente teremos que esperar até que a Apple atualize o sempre excelente documento de segurança do iOS da empresa para descobrir todos os detalhes, mas algumas outras coisas já foram anunciadas.

Eles incluem senhas mais fortes, mecanismos de confiança mais robustos, autenticação de dois fatores em todo o sistema para iCloud, melhor segurança para aplicativos que se conectam à Internet e muito mais.

Senhas de 6 dígitos

Com o iOS 9, a antiga senha de 4 dígitos está se tornando a nova senha de 6 dígitos. Isso ainda não é tão forte quanto a opção de senha alfanumérica, mas leva combinações possíveis de 10.000 a 1.000.000, o que é uma melhoria. E, graças ao TouchID, não terá um impacto significativo na conveniência para quem usa o alfinete.

Se você preferir usar o Touch ID e também uma senha para aumentar a segurança, ainda está sem sorte. Esperançosamente, a Apple irá adicionar isso como uma opção em algum momento.

Se você preferir uma senha de 4 dígitos menos segura, mas mais conveniente, ainda pode configurá-la dessa forma em Configurações> Touch ID e senha> Alterar senha. Toque em Alterar senha, digite sua senha e toque no pequeno texto Opções de senha logo acima do teclado.

Autenticação de 2 fatores

A Apple criou uma autenticação completa de dois fatores para contas iCloud no iOS 9 e no OS X El Capitan. Ele é separado do antigo sistema de autenticação de 2 etapas que a Apple usava anteriormente para alguns serviços do iCloud e eventualmente substituirá. Notavelmente, ele não inclui uma chave de recuperação, mas um processo de recuperação.

Isso abalou algumas pessoas de segurança da informação, mas provavelmente será mais prático para a base de clientes convencional, onde a perda de dados, e não o comprometimento de dados, é a preocupação mais frequente e prejudicial.

O fator 2 será oferecido como parte da configuração em novos dispositivos e novas instalações. Em dispositivos e instalações mais antigos, você pode ir em Ajustes> iCloud, tocar em sua conta na parte superior e, em seguida, tocar em Senha e segurança.

Quando o fator 2 está ativado e você tenta configurar um dispositivo ou fazer login no iCloud a partir de um novo navegador, um código de verificação é enviado para um de seus dispositivos confiáveis ​​existentes. Você só precisará verificar um novo dispositivo uma vez e pode optar por confiar em um novo navegador ao fazer login.

Os códigos de verificação são exibidos automaticamente em qualquer dispositivo confiável. Se um dispositivo confiável não estiver disponível, um código de verificação também pode ser enviado para um número de telefone confiável por SMS ou por chamada automática. É necessário pelo menos um número de telefone confiável ao optar pelo 2-factor.

Como não há recuperação, se tudo o mais for perdido, você precisa entrar em contato com a Apple para iniciar o processo de recuperação de conta. Esse processo pode demorar alguns dias ou mais, pois a Apple quer ajudá-lo a recuperar o controle de uma conta, mas não permite que ninguém a roube. Nenhum ser humano pode ajudar a acelerá-lo, o que deve torná-lo mais resistente a ataques de engenharia social.

Como o 2-fator é uma grande tecnologia, muitas vezes mal implementada, teremos que esperar para ver como a Apple o faz aumentando-o e como ele funciona bem ao longo do tempo.

Confiar

A Apple fornece o Enterprise Distribution como uma forma de as empresas criarem e compartilharem aplicativos internos sem ter que passar pela App Store. Infelizmente, os malfeitores têm usado o processo associado como uma forma de tentar enganar as pessoas para que instalem aplicativos maliciosos.

Anteriormente, tudo o que era necessário era tocar no botão Confiar no pop-up e o aplicativo poderia ser iniciado. Era conveniente, mas muito conveniente.

O iOS 9 muda isso. Agora não há botão Trust no pop-up. Não há botões em tudo. Ou instruções de qualquer tipo. Portanto, a menos que você saiba o que fazer, você não pode instalar um aplicativo corporativo acidental ou inconscientemente.

Se você realmente precisa instalar um aplicativo legítimo, você deve ir manualmente para Configurações> Geral> Perfis, olhar sob o cabeçalho Aplicativos Corporativos e, em seguida, tocar no nome do distribuidor apropriado. A partir daí, você deve tocar para iniciar a confiança e tocar novamente no pop-up para confirmá-lo. Só então, quando tivermos certeza absoluta de que você realmente deseja confiar em um aplicativo, o iOS o definirá como confiável.

Nenhum sistema de segurança que inclua humanos realmente seguros, mas ao tornar necessário um esforço concentrado para confiar nos aplicativos do iOS 9, a Apple está dificultando a execução de malware e outros aplicativos ruins.

E isso absolutamente vale um pequeno inconveniente.

Segurança de transporte de aplicativos

O App Transport Security (ATS) visa aplicar as melhores práticas para conexões entre aplicativos e serviços da web. Atualmente, isso é TLS 1.2, assinaturas em hash SHA256 e sigilo de encaminhamento opcional. Como as melhores práticas são um alvo móvel, a Apple as manterá atualizadas conforme a tecnologia evoluir.

ATS é habilitado por padrão para conexões (NSURLSession, NSURLConnection e CFURL) no iOS 9 e OS X El Capitan, mas os desenvolvedores podem cancelar completa ou seletivamente (usando NSAllowsArbitraryLoads e NSExceptionDomains).

Em outras palavras, os sites ainda podem proteger o conteúdo local compatível com ATS e deixar de fora o conteúdo de terceiros, como os anúncios do Google, que não o fazem. E isso pode ser feito optando por tudo, exceto domínios específicos, ou optando por tudo, exceto domínios específicos.

Esta é outra grande adição à segurança do iOS e algo que espero seja adotado o mais rápido possível, da forma mais ampla possível.

Operações de dados discretas e centradas no dispositivo

Embora a Apple esteja tomando medidas em direção à proatividade e inteligência, a empresa está adotando uma abordagem fundamentalmente diferente para as operações de dados do que muitos de seus concorrentes centrados na web. Em vez de levar seus dados para a nuvem e operá-los lá, como uma empresa de Internet como o Google ou o Facebook faria, a Apple está operando com dados da Internet na nuvem e, em seguida, trazendo-os para o seu dispositivo e operando nele.

Isso pode não permitir todas as funcionalidades dos serviços totalmente baseados em nuvem, mas permite muito mais privacidade e segurança do que esses serviços.

Além do mais, a Apple não está compartilhando dados de um serviço com outro, então o Proactive não toca em Notícias, que não toca em Música, e assim por diante. Dessa forma, se você usa apenas alguns serviços da Apple, não precisa se preocupar com a disponibilidade de seus dados para outros serviços.

Se isso é importante ou não para você, para começar, vai depender de como você se sente sobre a privacidade online. De qualquer forma, é bom que todos tenham opções e alternativas.

iOS 9Eficiência

A maioria dos sistemas inicia de forma eficiente. Eles são pequenos, simples e fáceis de gerenciar porque é tudo o que eles têm tempo para ser. Ao longo dos meses e anos que se seguem, no entanto, os sistemas crescem e se tornam grandes, complicados e sujeitos a erros.

No ano passado, muitas pessoas tiveram problemas para atualizar para o iOS 8. Mais especificamente, eles executaramForade espaço de armazenamento e não foi possível baixar a atualização. Como resultado, a Apple tem trabalhado não apenas para redesenhar a maneira como lidam com atualizações over-the-air, mas também como lidam com tudo, desde serviços até aplicativos.

Atualizações over-the air

O iOS 8 tinha mais de 4,5 GB de tamanho. iOS 9 terá apenas 1,3 GB. Isso significa que você precisará de menos espaço livre para baixar e preparar a atualização. Também existem novas opções para descarregar e recarregar conteúdo para liberar espaço e atualizar mais tarde quando você estiver dormindo ou não estiver usando o dispositivo. Tudo é projetado para tornar o processo o mais livre de estresse possível.

Uma coisa que eu ainda gostaria de ver resolvida, no entanto, é o que acontece após a instalação: atualizações da biblioteca, reindexação do Spotlight e tudo o mais que aumenta a velocidade dos rádios e processadores ao máximo e faz com que todos pensem que a vida da bateria diminuiu bater.

Ele para depois de algumas horas ou dias, mas se a atualização também aproveitasse o tempo de inatividade, o tempo de carga e outras viúvas oportunistas para fazer seu trabalho, ele poderia ter um impacto menos perceptível e causar menos confusão inicial.

Diluição de aplicativos

No ano passado, a Apple lançou novos serviços como Biblioteca de fotos do iCloud e Biblioteca de música iCloud que mantêm dados recentes e acessados ​​com frequência no dispositivo, mas descarregam dados mais antigos e acessados ​​com pouca frequência para os servidores da Apple. Essa estratégia nearline ajuda a garantir que mais espaço esteja disponível para atualizações para começar.

Com o iOS 9, a Apple está introduzindo Diluição de aplicativos , que inclui divisão de ativos, recursos sob demanda e código de bits.

A divisão de ativos reconhece que os aplicativos também têm se tornado maiores com o passar dos anos. Eles adicionaram suporte para todos os tipos de características do dispositivo, incluindo iPhone e iPad, recursos @ 2x e @ 3x, chipsets de 32 e 64 bits, OpenGL ES e Metal em alta e baixa qualidade, 1 GB e 2 GB de memória , diferentes taxas de amostragem de áudio e muito mais. Toda essa sobrecarga retarda os downloads e ocupa espaço de armazenamento. Porém, como nenhum dispositivo precisa de todos esses recursos, a divisão de ativos visa reduzi-los.

Os desenvolvedores ainda carregam o aplicativo universal completo para a App Store, mas a App Store o pega e entrega apenas um aplicativo variante feito sob medida especificamente para o dispositivo que está fazendo o download.

Os recursos padrão são divididos automaticamente, mas, para dados personalizados, os desenvolvedores são encorajados a adicionar catálogos de ativos, incluindo os novos dados nomeados e opções de atlas de sprite, e declarar quais dados são necessários para quais características do dispositivo. Quanto mais bem organizados e catalogados forem os ativos, melhor será o fatiamento.

Portanto, se você tem um iPhone 5s, por exemplo, e toca para baixar um aplicativo, a App Store lhe dará a variante do iPhone 5s. Isso significa que você não obterá os elementos de interface para um iPad, os recursos gráficos @ 3x para o iPhone 6 Plus, o código de 32 bits para o iPhone 5 ou anterior ou o código de shader para um processador gráfico do iPhone 4s ou iPad 2. Você só obterá o que o seu iPhone 5s precisa e em um pacote menor que leva menos tempo para fazer o download.

A Apple afirma uma economia de armazenamento na faixa de 20-40%, mesmo para redes sociais e aplicativos de streaming de vídeo.

Os recursos sob demanda (ODR) vão um passo além, baixando apenas o conteúdo de que você pode precisar ao começar a usar um aplicativo. Isso pode incluir níveis de jogo, tutoriais em vídeo e outras mídias, modelos de documentos, pacotes de instrumentos e muito mais.

Por exemplo, quando você baixa um novo jogo, a App Store pode incluir apenas os cinco primeiros níveis e manter o resto pronto e esperando nos servidores da Apple. Conforme você completa o nível três, a App Store pode baixar o nível seis e remover o nível um. Em seguida, baixe o nível sete e remova o nível dois, e assim por diante.

Em outras palavras, conforme o novo conteúdo chega, o conteúdo antigo sai. Portanto, o tamanho de um app ou jogo pode variar ligeiramente ao longo do tempo à medida que você o usa, mas você nunca precisa armazenar tudo de uma vez.

O uso de divisão de ativos e ODR torna mais fácil para aplicativos e jogos ficarem abaixo do atual limite de download de rede celular de 100 MB. Um jogo que anteriormente tinha 150 MB para seu binário universal completo, por exemplo, pode ter apenas 90 ou 100 MB para qualquer variante de dispositivo individual e carga útil de recurso e, portanto, pode ser baixado em qualquer lugar, a qualquer momento.

Além do mais, aplicativos muito grandes, como jogos AAA, também não precisam se preocupar tanto com o limite de download do Wi-Fi da Apple de 4 GB. Isso porque, mesmo se o pacote binário universal completo for de 4 GB, desde que nenhuma variante de fatia de dispositivo individual e carga útil de recurso exceda 4 GB, ele estará abaixo do limite.

Dependendo do tipo de aplicativo, a economia de espaço pode exceder 50%, o que em todos os aplicativos em um dispositivo pode resultar em um retorno significativo no espaço de armazenamento. A maioria beneficiará dispositivos legados de 8 GB e dispositivos atuais de 16 GB, o que compromete o armazenamento para faixas de preço de nível básico.

Mudando do presente para o futuro, a App Store também fornecerá aplicativos em bitcode, uma representação intermediária do LLVM voltada para o futuro do binário. Isso permitirá que a Apple otimize e re-otimize um binário de aplicativo para a arquitetura de dispositivo específica que está fazendo o download, sem exigir que o desenvolvedor atualize e reenvie manualmente o aplicativo.

Não é uma forma de abstrair as plataformas de processador para que a Apple possa trocar de arquitetura em algum momento. É uma maneira de garantir que os clientes obtenham os benefícios das arquiteturas, instruções e otimizações mais recentes assim que estiverem disponíveis.

Embora obrigatório para apps watchOS, bitcode ainda é opcional para iOS, embora a Apple acredite que seja importante o suficiente para ativar projetos por padrão.

Por último, para os desenvolvedores que não querem mais oferecer suporte a dispositivos mais antigos, a Apple agora permitirá que eles lançem aplicativos que são apenas de 64 bits. Dessa forma, eles só precisam se preocupar com o iPhone 5s, iPad Air, iPad mini 2, iPod touch 6 e dispositivos posteriores.

Compressão

Historicamente, os algoritmos de compressão incluem lz4, que é otimizado para velocidade, lzma, que é otimizado para economia de espaço, e zlib, que tenta equilibrar os dois.

O zlib, no entanto, é de uma era passada e, portanto, a Apple está substituindo-o por algo mais moderno: o lzfse. Isso é menos do que Lempel Ziv Finite State Entropy, que a Apple jura não ser uma banda independente saída de Gatineau.

O lzfse oferece maior compactação do que o zlib, mas também é até três vezes mais rápido. Além do mais, ele usa 60% menos energia e a Apple o adicionou a todos os seus frameworks, então deve ser fácil de adotar.

iOS 9Miscelânea

Há muito mais no iOS 9 do que o que o torna no palco principal. A Apple fez pequenas, mas bem-vindas mudanças em todo o sistema, e várias mudanças importantes no próprio sistema.

Os aplicativos integrados ganharam novos recursos e os aplicativos da App Store, novas estruturas que devem tornar o iPhone e o iPad não apenas mais acessíveis e produtivos, mas também mais agradáveis ​​de usar.

Alternador de aplicativos rápido

Há uma nova interface de alternador de aplicativos rápida para iPhone e iPad que substitui a visualização anterior plana de cartão por uma visualização que empilha e embaralha os cartões. Você ainda pode ver claramente três conjuntos de aplicativos e ícones - anterior, atual e próximo - mas agora você também obtém a dica borrada de um quarto no fundo.

Visualmente, é mais interessante e permite miniaturas muito maiores e mais visíveis. No momento, não há configuração para achatá-lo de volta, portanto, pode afetar adversamente aqueles com sensibilidade ao movimento.

Você ainda pode mover um ou vários cartões para fechar seus aplicativos. Os aplicativos de continuidade não são mais um cartão, mas uma guia agora na parte inferior. Você pode acessá-lo de qualquer lugar na interface de troca rápida de aplicativos com um único toque. Isso também o torna muito mais conveniente.

Notificações

A Central de Notificações não organiza mais os alertas por aplicativo, mas sim em ordem cronológica reversa. Isso significa que a notificação mais recente está no topo, com as notificações mais antigas seguindo para baixo na lista. As quebras de seção agora são por dia: hoje, ontem e dias anteriores.

iOS 8 introduziu notificações interativas. Para a maioria dos aplicativos, isso significava fornecer de um a quatro botões predefinidos que você poderia usar para acionar ações típicas. Mensagens e mensagens sozinhas, no entanto, têm resposta de texto - a capacidade de responder rapidamente a uma mensagem de texto de dentro da notificação. No iOS 9, todos recebem uma resposta de texto. A entrada de texto de notificação do usuário permite respostas rápidas de aplicativos do Twitter, clientes de mensagens instantâneas e muito mais, desde que os desenvolvedores adicionem a funcionalidade.

Em termos de implementação, eles funcionam da mesma forma que outras ações, mas recebem a entrada de texto e enviam a resposta de volta ao aplicativo de mensagens. Eles podem até ser apresentados junto com outras opções, o que os torna potencialmente ainda mais úteis do que a resposta de texto em Mensagens.

A carga útil de push também aumentou novamente, passando de 2 KB para 4 KB, e também há um novo provedor de solicitação / resposta para o serviço Apple Push Notification (APN) projetado para melhorar a confiabilidade enquanto mantém a velocidade e a eficiência. Ele usa HTTP / 2, o protocolo de transporte de hipertexto de segunda geração para a rede mundial, e inclui benefícios como feedback instantâneo na resposta e manuseio simplificado de certificados.

É a entrada de texto - respostas rápidas - que realmente brilham. Com eles, tudo, desde aplicativos de redes sociais como Tweebot e Twitterrific até aplicativos de mensagens seguras como Signal, será mais conveniente.

Extensões de áudio e rede

Além de todas as novas extensões detalhadas acima e abaixo, incluindo índices de aplicativos, bloqueadores de conteúdo, links compartilhados e gravações ReplayKit, o iOS 9 inclui algumas outras que vale a pena observar também.

As extensões da unidade de áudio criam uma arquitetura moderna para plug-ins de áudio não apenas para iOS, mas também para OS X. Isso significa que plug-ins de áudio agora podem ser empacotados em aplicativos e disponibilizados na App Store, assim como efeitos de imagem e filtros em extensões de fotos.

As extensões de rede incluem auxiliares de ponto de acesso Wi-Fi, gerenciadores de VPN pessoais, servidores VPN corporativos personalizados e filtros de conteúdo para educação. Com eles, em vez de ter que iniciar manualmente um aplicativo para gerenciar a rede, as extensões podem ser chamadas pelo sistema quando e conforme necessário.

Por exemplo, extensões auxiliares de ponto de acesso (NEHotspotHelper) podem reivindicar um ponto de acesso com vários níveis de confiança, de alto a baixo. Se for alto, chame-o para iniciar e manter a autenticação periodicamente. Eles também podem fazer anotações em redes Wi-Fi para tornar a associação clara.

O VPN Manage (NEVPNManager) não é novo no iOS 9, mas foi expandido e também trazido para o OS X El Capitan. Ele pode criar conexões, ser configurado para se conectar sob demanda e agora também pode configurar proxies HTTP e ser usado em conjunto com VPNs corporativos. Ele suporta IKEv1 e IKEv2, fragmentação de IKE, redirecionamento de IKE, bem como MOBIKE para que possa fazer a transição perfeita de túneis de Wi-Fi para celular ou vice-versa.

O Custom Enterprise VPN (NETunnelProvider) pode ser usado para criar um provedor de túnel de pacotes (NEPacketTunnelProvider) para encapsulamento de camada IP ou um provedor de proxy de aplicativo para encapsulamento de camada de aplicativo.

Filtros de conteúdo para educação (NEFilterProvider) permitem a filtragem de conteúdo no dispositivo em dispositivos gerenciados. Isso significa que, por exemplo, se um aluno sai da rede escolar com um iPad que pertence e é mantido pela escola, os filtros de conteúdo ainda podem continuar funcionando. Ele também permite avaliação dinâmica, atualizações instantâneas e página de bloqueio personalizável.

Acessibilidade

Com o iOS 9, a Apple está adicionando Acomodações Touch para aqueles com tremores ou outros problemas com controle motor. Você pode definir a duração da espera personalizável para que toques breves e não intencionais sejam ignorados. Quando ativado, um cronômetro é exibido na tela para facilitar a medição da duração. Você também pode definir um tempo personalizável para ignorar as repetições, de forma que tocar acidentalmente o mesmo elemento da interface várias vezes não acione vários eventos.

A assistência de toque permite definir o local do toque inicial ou final como o ponto de gatilho para as ações. Portanto, por exemplo, se você definir a inicial e tocar em Calendário, mas acidentalmente arrastar para Relógio, o Calendário ainda será iniciado. Se você definir como final, o Clock será iniciado.

Existem novas configurações de teclado para acessibilidade que não apenas permitem desligar o novo teclado virtual em minúsculas, mas também permitem ajustar o tempo para repetição de tecla, teclas aderentes e teclas lentas para teclados Bluetooth emparelhados.

A Apple ganhou recentemente o prêmio Hellen Keller por VoiceOver, a tecnologia de leitor de tela que fala a interface para qualquer pessoa com pouca ou nenhuma visão. É ótimo ver a acessibilidade interativa recebendo o mesmo nível de atenção.

Localização da direita para a esquerda

De forma impressionante, a Apple adicionou suporte completo de todo o sistema para idiomas da direita para a esquerda (RTL), como árabe e hebraico. Isso inclui cada detalhe de cada interface padrão, desde o posicionamento de ícone e botão até transições e animação. Até as interações são espelhadas, então você desliza para desbloquear da direita para a esquerda, rola as páginas iniciais da esquerda para a direita e gesticula na direção apropriada para o idioma que está sendo usado.

Se um aplicativo usa esquemas de interface padrão (como UITableView e UICollectionView) e melhores práticas como Layout Automático (incluindo restrições à esquerda e à direita), muito do suporte vem 'de graça'. Layouts personalizados, é claro, requerem suporte personalizado.

Existe até uma maneira de formatar os componentes dos nomes de pessoas em regiões onde não são fornecidos o nome e o sobrenome, mas o inverso.

É um tipo diferente de acessibilidade, mas é igualmente importante. E provavelmente um bom negócio também.

Tipografia

Após anos de Helvetica no iOS, uma década de Lucida Grande no Mac e um breve flerte com Helvetica Neue em ambos, a Apple lançou sua própria fonte de sistema: San Francisco {.nofollow}. Especificamente para iOS 9 e OS X El Capitan: SF. (Embora haja pelo menos uma instância do iOS 9 usando a versão Apple Watch, SF Compact, e com grande efeito.)

San Francisco é um sans-serif neo-grotesco, como Helvetica e FF Din. SF tem dois tamanhos ópticos: Texto e Display. Texto é para qualquer coisa abaixo de 20 pt, Display para qualquer coisa acima de 20 pt.

Na maioria das vezes, você não precisa se preocupar com a diferença - o sistema lida com isso automaticamente. Se você estiver trabalhando em um editor de imagens, no entanto, e quiser corresponder à aparência do SF na tela, você precisará alterar manualmente de Texto para Exibir quando ultrapassar 20 pt.

Existem seis pesos para Texto, regular e itálico:

  • Luz
  • Regular
  • Médio
  • Semibold
  • Audacioso
  • Pesado

A tela tem nove pesos no total, adicionando:

  • Ultraleve
  • Fino
  • Preto

São Francisco tem uma escala magnífica do minúsculo Apple Watch de 38 mm ao enorme Retina 5K iMac de 27 polegadas. E, ao fazê-lo, consegue ser familiar e distinto, interessante mas não perturbador, legível e agradável.

No iPhone, iPad e iPod touch, dá a toda a interface um novo visual. Apesar dos rumores persistentes de que uma fonte Apple Sans estava sendo produzida há anos, já se passaram décadas desde que a empresa lançou sua própria fonte personalizada. Seria hiperbólico dizer que valeu a pena esperar por San Francisco, mas certamente já não era sem tempo.

Fotos

Além das Live Photos e da busca Siri (veja acima), o Photos no iOS 9 está recuperando seu controle deslizante. É um retorno bem-vindo. Quando você está na visualização de uma única foto, mesmo sem esfregar, você pode ver as fotos seguintes e anteriores na sequência. Isso não apenas fornece mais contexto, mas também torna a localização da foto certa muito mais eficiente - não é mais preciso deslizar às cegas ou voltar para momentos ou álbuns apenas para ver o que mais está ao redor.

Também mais rápido agora é a seleção de fotos e vídeos. Em vez de ter que tocar em cada miniatura de forma independente para verificá-la, você pode simplesmente tocar na primeira, manter o dedo pressionado e deslizar para a última, e as marcas o seguirão.

excluir backup do iphone do itunes

Também existem novos álbuns integrados para capturas de tela e selfies. O álbum de screenshots inclui não apenas screenshots capturados no mesmo dispositivo, mas também screenshots capturados em outros dispositivos e sincronizados via iCloud Photo Library. Faça uma captura de tela no seu iPhone e ela aparecerá no seu iPad ou vice-versa. Isso é realmente conveniente para revisores como eu, mas também para quem quer apenas uma maneira fácil de encontrar e potencialmente excluir em massa todas as capturas de tela de qualquer lugar.

O álbum de selfies não faz nenhum reconhecimento facial sofisticado para filtrar fotos suas e suas. Ele simplesmente reúne todas as fotos que você tirou com a câmera frontal do FaceTime, independentemente de ser uma selfie ou não. Se tudo o que você fizer com a câmera frontal for tirar selfies, este álbum será útil para você. Se não, considere-o menos como um selfie e mais como um álbum do FaceTime.

Se houver uma foto ou vídeo que você não deseja que apareça em Momentos, Coleções e Anos, você pode usar o novo botão Ocultar na Planilha de Compartilhamento para suprimi-lo. Ele ainda aparecerá nos Álbuns, entretanto, se você realmente deseja que ele desapareça, você ainda terá que excluí-lo. Para cancelar o banimento de uma foto ou vídeo, você precisa encontrá-lo em seu álbum, toque no botão Compartilhar e toque em Mostrar (que substitui Ocultar para todas as fotos já ocultas).

Correspondência

O Mail agora permite inserir não apenas fotos ou vídeos, mas também anexos de arquivo. No iPhone, você usa o mesmo menu pop-up que usa para editar, mas selecione a nova opção Adicionar anexo. No iPad, há uma opção de adicionar anexo incluída na nova seção de atalho acima do teclado. Toque nele e você vai para o iCloud Drive. Há um botão Locais no canto superior esquerdo que você também pode tocar para alternar os fornecedores de documentos para Dropbox, Google Drive, One Drive ou o que quer que você tenha instalado e habilitado.

Se um e-mail contém um anexo, como um arquivo PDF, você pode pressionar longamente o anexo para abrir a Folha de Compartilhamento. As novas opções incluem Salvar anexo, que permite colocá-lo no iCloud Drive e, se você tiver extensões de provedor de documentos instaladas e ativas, salvá-lo no Dropbox, Google Drive, One Drive, etc.

É ótimo que a Apple finalmente tenha adicionado essas opções, mas seria ainda melhor se elas fossem consistentes e mais detectáveis. Escolher fornecedores de documentos não é tão óbvio ao adicionar anexos quanto ao salvá-los. Seria bom ver o botão de anexo na interface do iPhone também, e o método usado para salvar transportado para a inserção.

Também há marcação e resposta, que cria uma nova mensagem e, em seguida, abre o anexo para anotação. A marcação foi lançada no OS X no ano passado com o Yosemite e permite adicionar rapidamente linhas em uma variedade de cores, textos explicativos, caixas de texto e assinaturas. As anotações são tratadas como objetos, portanto, você pode pressionar longamente para selecioná-las e, em seguida, excluí-las ou duplicá-las, ou movê-las conforme necessário.

Infelizmente, não há marcação persistente sem a resposta, então você não pode simplesmente anotar e salvar. Além disso, quando você clicar em Concluído, estará pronto. Você não pode recuperar a planilha de compartilhamento e inserir a marcação novamente na planilha de resposta. É um ótimo começo, então espero que haja mais por vir.

Música

O novo aplicativo de música que estreou como parte do iOS 8.4 tem uma tarefa impossível. Ele precisa estabelecer uma ponte entre o passado e o futuro. Precisa servir àqueles desde a infância da música digital que extraíram e compraram enormes coleções de músicas e playlists cuidadosamente selecionadas, e aqueles que estão crescendo na era digital do streaming sob demanda. Em outras palavras, a Apple Music está em sua estranha adolescência e aparece com mais destaque no aplicativo Music.

Aqui está um exemplo dos estados de conteúdo que a Música deve gerenciar e fornecer acesso instantâneo a:

  • Sincronizado de um Mac ou PC com Windows.
  • Comprado no iTunes, mas não baixado.
  • Comprado e baixado.
  • Sincronizado pelo iTunes Match, mas não baixado.
  • Sincronizado e baixado.
  • Streaming no Apple Music, mas não adicionado (marcado) ou baixado (armazenado em cache).
  • Streaming e adicionado.
  • Streaming e adicionado e armazenado em cache.
  • On Beats 1 ou outra estação de rádio
  • Compartilhado por meio do Connect.

A música precisa ajudá-lo a mudar esses estados, se e quando possível, sem que você realmente precise se preocupar com qual é o quê, a menos e até que você escolha.

Atividade similarmente complexa. Você pode adicionar músicas a uma lista de reprodução, fila Próximas ou estações personalizadas. Você pode gostar deles para recomendações de polarização, adicioná-los ao Apple Music e baixá-los para reprodução offline. A música precisa trazer à tona tudo isso também.

O iOS 9 dá alguns passos necessários para refinar a interface em uma tentativa de torná-la um pouco mais limpa. Mais especificamente, torna o Mais Folhas mais limpo. Ele os completa, move recursos como Curtir, Rádio e Compartilhar para os ícones na parte superior e distribui melhor as opções restantes.

Ele também traz de volta o Home Sharing, que desapareceu no iOS 8.4, e adiciona a capacidade de transmitir em alta qualidade pelo celular. Ambas as opções estão disponíveis em Ajustes> Música.

A menos e até que a Apple esteja disposta a abandonar a funcionalidade herdada e a reduzir recursos - até que a empresa esteja disposta a ser tão opinativa sobre o design musical quanto sobre a maioria de seus outros produtos, a música continuará a ser uma colisão do novo e do antigo . Vai continuar a ter um trabalho impossível.

Encontre meu iPhone e encontre meus amigos

Encontre meu iPhone, que permite que você use seu iPhone, iPod touch ou iPad para localizar qualquer outro iPhone, iPod touch, iPad ou Mac conectado ao seu ID Apple, agora está integrado ao iOS. Da mesma forma, Encontre meus amigos, que permite localizar qualquer pessoa com um ID Apple diferente que optou por compartilhar sua posição com você temporariamente ou de forma contínua.

Segue-se a adição de Podcasts e iBooks no ano passado à lista de aplicativos que a Apple inclui por padrão. É também o oposto do que algumas pessoas continuam clamando - aplicativos separados do iOS e movidos para a App Store, onde podem ser atualizados independentemente do iOS e baixados apenas quando e se quiserem. Afinal, é o que o Google tem feito com aplicativos Android e Google Play.

Mas iOS não é Android. A Apple não precisa se preocupar com fabricantes e operadoras intermediando o sistema ou interferindo nas atualizações do sistema. A Apple pode lançar novas versões do iOS sempre que quiser, com a frequência que quiser. Teoricamente, eles poderiam fazer isso com a mesma frequência com que o Google faria uma atualização de aplicativo da Play Store. Eles podem até implantar um mecanismo de atualização não invasivo para atualizações menos consequentes.

Mas ao mover os aplicativos originais para a instalação do sistema, a Apple garante que todos os tenham - mesmo que algumas pessoas nunca os usem e optem por ocultá-los em uma pasta. Portanto, se for solicitado um podcast ao Siri, o aplicativo Podcast estará lá para fornecê-lo. Se um alerta for enviado usando o sistema Find my iPhone, Find my iPhone estará lá para exibi-lo.

Com um sistema tão profundamente integrado quanto os aplicativos iOS e iOS, quando cada um precisa depender do outro para recursos que requerem ambos, há pouca vantagem em ser desmembrado de qualquer maneira.

Quanto à frequência de atualização, o Podcasts, enquanto ainda estava na App Store, foi atualizado 16 vezes. Durante o mesmo período, o iOS foi atualizado 20 vezes. O iBooks, ainda na App Store, foi atualizado 24 vezes. iOS, 40 vezes. Portanto, mesmo que a Calculadora e o Estoque fossem movidos para a App Store, é difícil acreditar que eles seriam atualizados com mais frequência do que agora.

A verdade é que os aplicativos agrupados ou descompactados não tornam as atualizações mais lentas ou mais rápidas. A Apple está no controle exclusivo do ritmo de atualização da empresa. Eles enviaram atualizações urgentes nos dias em que precisaram e passaram meses sem atualizações quando não o fizeram.

Para a maioria das pessoas, na maioria das vezes, os aplicativos integrados para iOS ainda fazem mais sentido.

Podcasts

Por falar no aplicativo Podcasts, ele foi reformulado no iOS 9 para ficar de acordo com o novo aplicativo Music. A primeira guia agora é Unplayed, que mostra todos os podcasts que você tem prontos e esperando. Não tenho certeza se é tão útil quanto Para você em música ou notícias, mas os podcasts podem simplesmente não ter esse tipo de mecanismo de recomendação desenvolvido ainda.

Meus Podcasts, que mostra suas estações personalizadas, podcasts assinados e downloads individuais, também está aqui. Toque em um episódio e você obterá a página do programa com novo visual, completa com a cor correspondente à capa do álbum. Esse visual ainda não foi transportado para as páginas de apresentação da loja, mas pode ser apenas uma questão de tempo.

Podcasts agora tem o mini player e funciona exatamente como no Music. Toque para alternar para Reproduzindo Agora, onde você pode acessar mais controles, a fila Próximo Próximo, AirPlay, o temporizador e o botão Compartilhar. Você também pode ver seu histórico em Próximo, bem como arrastar os podcasts para colocá-los na ordem de sua preferência. Se Up Next estiver vazio, os podcasts retomarão sua lista padrão de não reproduzidos.

Gráficos em destaque e Top Charts, as seções da 'loja' que acessam o iTunes Podcast Directory, também permanecem, mas não estão mais separados em áudio e vídeo e receberam uma grande reforma para se parecerem melhor com a aparência e comportamento da App Store atual.

A versão para iPad também oferece multitarefa multi-aplicativo picture-in-picture. A reprodução de podcast de vídeo, no entanto, teve um grande sucesso: você não pode mais reproduzir vídeo em tela inteira em tamanho real. A tela Reproduzindo Agora continua simples, sem nenhuma maneira de remover a interface e simplesmente curtir o vídeo. Parece que deve ser um bug, porque é uma experiência horrível como é.

Caso contrário, os Podcasts tiveram uma melhora dramática. Ele pode não ter o mecanismo de áudio do Overcast ou os recursos de plataforma cruzada do Pocket Casts, mas combina sua consistência recém-descoberta com o Music com sua integração Siri existente e é um ponto de entrada ainda melhor para podcasts para todos.

iCloud Drive

Finalmente.

Durante anos, em um esforço para não condenar os usuários do iOS aos horrores do sistema de arquivos tradicional, a Apple não forneceu nenhuma maneira de acessar documentos fora do aplicativo que os criou. Tudo o que fez, no entanto, foi trocar complexidade por opacidade. Em vez de navegar por uma estrutura hierárquica de pastas, os usuários eram forçados a lembrar e manter os aplicativos que criavam um arquivo se quisessem ter esperança de algum dia encontrá-lo novamente.

O que tornava tudo ainda mais frustrante era que a Apple já havia resolvido esse problema para um conjunto de tipos de arquivo - imagens e vídeos - com o aplicativo Fotos e o ImagePicker. Ainda eles resistiu um aplicativo Arquivos equivalente e resistiu um DocumentPicker equivalente por anos. Elas resistiu e resistiu e resistiu mesmo quando Yosemite trouxe o iCloud Drive para o OS X e o iOS 8 forneceu apenas o DocumentPicker para o iOS. Elas resistiu ... até agora.

Nós iOS 9, finalmente, temos o iCloud Drive como um aplicativo de arquivo e o DocumentPicker como um provedor de armazenamento. Além do mais, em vez do complicado processo de cópia estabelecido no iOS 8, os documentos do iCloud Drive agora podem ser abertos no local.

O resultado é que tudo é simples e melhor visualizado no iOS. Bem, quase.

O iCloud Drive está oculto por padrão e você deve ir em Ajustes> iCloud para revelá-lo. Talvez isso tenha sido feito para apaziguar os últimos vestígios de resistência a um aplicativo de arquivos no iOS. Os clientes tradicionais que não precisam nem mesmo verão, enquanto os usuários avançados descobrirão sobre ele e o ligarão e nunca olharão o livro.

De qualquer forma, ele corrige o último grande problema de acessibilidade de conteúdo com iOS, e já estava na hora.

Game Center e Game Replay

O Game Center, a rede social de jogos da Apple, está recebendo jogadores convidados no iOS 9. Anteriormente, você só podia ter um jogador local por dispositivo (que precisava ser autenticado com o Game Center), bem como amigos participando em tempo real ou baseado em turnos corresponde através de wireless.

Funcionava bem se você estava sozinho ou jogando com amigos online, mas não funcionava se você tivesse amigos do mundo real com quem gostaria de jogar.

É aí que entram os jogadores convidados.

Os jogadores convidados não precisam ser autenticados, o que significa que você não precisa se desconectar do Game Center para que eles possam se conectar, mas eles desfrutam dos mesmos benefícios de jogar que você. Você pode ter até três convidados em um jogo em tempo real e até quinze em um jogo baseado em turnos.

Então, se você está dando uma festa na sua sala de estar, todos podem passar e jogar. Com algumas ressalvas. Os convidados não podem ganhar conquistas ou postar pontuações - não há como identificá-los ou registrá-los - e se os convidados estiverem envolvidos, você só pode jogar contra outros dispositivos iOS 9 durante o jogo. (A correspondência automática levará isso em consideração para você.)

O iOS 9 também traz o ReplayKit, uma forma de os jogos permitirem que você grave o que está jogando, adicione comentários em off, edite e compartilhe com seus amigos. É em alta definição, mas foi construído para minimizar qualquer impacto no desempenho, maximizar a vida útil da bateria e respeitar a privacidade.

Um jogo precisa pedir permissão para gravar a tela e o microfone - ou gravar apenas a tela - e também tem que dar a você a opção de não permitir. Isso é feito por um solicitante de permissão padrão do iOS, como se você conseguisse habilitar notificações push ou acesso à câmera. Se você optar por permitir a gravação de tela, não será perguntado novamente até que oito minutos se passem. Isso é para garantir que você não seja questionado repetidamente de uma vez, mas ainda esteja ciente de quando está sendo recodificado.

A gravação de tela também pode ser completamente desativada nos controles dos pais e, sob nenhuma circunstância, gravará notificações - que podem incluir comunicações pessoais e confidenciais - ou entrada no teclado.

Ele faz isso separando a gravação de tela e a visualização do aplicativo. Um daemon de replay controla a comunicação entre o aplicativo (RPScreenRecoder) e os serviços de vídeo e áudio no iOS e outro hardware e, em seguida, gera o filme. Uma vez que o filme é gerado, ele usa o sistema de extensibilidade para apresentar uma prévia e permitir o compartilhamento de volta para o aplicativo (RPPreviewViewController). O aplicativo não pode gravar diretamente e nunca tem propriedade do filme.

Os jogos têm algum controle sobre como a gravação é tratada. Por exemplo, depois de pedir permissão, eles podem iniciar automaticamente a gravação quando o nível começa e pará-la quando o nível termina e, em seguida, apresentar opções de edição e compartilhamento após qualquer finalização pós-nível. Para jogos mais longos, um botão de gravação pode ser adicionado para que você possa iniciar e parar quando quiser.

Os jogos podem mostrar ícones para lembrá-lo de que a gravação de vídeo e áudio está ativada e podem ocultar elementos da interface normal que podem atrapalhar a gravação.

Então, você poderia estar jogando Kwazy Cupcakes , gravando com conversa fiada, sem se preocupar com os românticos banners do iMessage que você está ignorando enquanto joga e, em seguida, enviando sua obra-prima para seus amigos.

O ReplayKit requer um processador de 64 bits, portanto, Apple A7 e iPhone 5s, iPad Air, iPad mini 2 e iPod touch 6 ou posterior.

A Apple também introduziu GamePlayKit como uma forma de os desenvolvedores adicionarem um mecanismo de regras, comportamentos de agente, uma máquina de estado e um mecanismo de randomização para ajudar a simplificar a implantação de lógicas complexas. Além disso, Modelo I / O , que é uma forma de criar e gerenciar modelos 3D, incluindo materiais e iluminação, para SceneKit e Metal jogos baseados em

Juntos, o iOS 9 oferece mais e melhores maneiras para os desenvolvedores fazerem jogos e para os jogadores se divertirem com jogos específicos para a plataforma da Apple.

Health + HealthKit

O aplicativo Health no iOS 9 adiciona rastreamento reprodutivo. Inclui temperatura corporal basal, qualidade do muco cervical, menstruação, resultado do teste de ovulação, atividade sexual e manchas. Ele também permite que a estrutura HealthKit e HealthKit interajam com rastreadores de fertilidade e outros aplicativos de saúde reprodutiva.

Dados os recursos limitados, a Apple tende a adicionar tipos de dados com base na existência de acessórios de hardware ou aplicativos que podem coletar, quantificar e compartilhar informações e feedback das comunidades de desenvolvedores e clientes. A saúde reprodutiva caiu neste último. Foi o pedido número um, de acordo com a Apple, o que talvez signifique que deveria ter sido identificado e elevado ao topo mais cedo

A Apple também adicionou tipos de dados para ingestão de água e exposição aos raios ultravioleta (UV). A ingestão de água pode interagir com aplicativos que registram e motivam a ingestão direta de água, bem como a ingestão de água através dos alimentos e com acessórios como garrafas de água Bluetooth.

A exposição aos raios ultravioleta tenta ajudá-lo a determinar quando você recebeu uma quantidade benéfica para estimular a produção de vitamina D e melhorar o humor, e quando você corre o risco de sofrer danos à pele ou aos olhos. Ele também pode fazer interface com aplicativos e acessórios que registram e medem os níveis de UV. A Apple também adicionou uma nova característica à Saúde, o Tipo de Pele Fitzpatrick, para ajudar a tornar as avaliações UV mais pessoais e relevantes.

Agora, eles só precisam adicionar o campo de pesquisa padrão na parte superior para que possamos encontrar rapidamente os tipos de dados sem ter que tocar ou rolar. Sim, como animais.

HomeKit

HomeKit é o protocolo padrão da Apple para automação residencial. Ele foi anunciado como parte do iOS 8, mas devido aos tempos de crescimento do fabricante e aos requisitos de segurança, os produtos que o utilizam estão apenas começando a chegar ao mercado. Como alguém que só espera ver alguma coisa na temporada de férias, depois de ser exibido pela primeira vez na CES, a primeira não me surpreendeu. Como alguém que nunca deixou de querer que alguém hackeasse dispositivos automatizados em sua rede doméstica, este último me encanta.

iOS 9 inclui suporte para novas categorias como:

  • Coberturas de janela.
  • Portas.
  • Sistemas de alarme.
  • Sensores.
  • Comuta.

Você também pode usar a câmera do seu iPhone para configurá-los, digitalizando o número do acessório da mesma forma que digitaliza um código de barras. Isso torna tudo ainda mais fácil. Os acessórios também podem ser definidos por categoria primária durante a configuração, de modo que o HomeKit pode fazer coisas como exibir o tipo de ícone associado, tornando os nomes de dispositivos potencialmente confusos mais fáceis de entender. Por exemplo, pode mostrar um ícone de lâmpada ao lado de nomes impenetráveis ​​como 'IluMate-67564579B'.

A Apple também adicionou quatro novas cenas predefinidas:

  • Levantar
  • Saia de casa.
  • Voltar para casa
  • Ir para a cama.

Uma vez que os acessórios podem contar com as cenas sempre presentes, quando você compra um novo acessório, ele pode recomendar ações para todos ou qualquer um deles. E o Siri agora reconhece nomes de cena, predefinidos e personalizados, para que você possa simplesmente falar para acessá-los.

Enquanto o iOS 8 tinha gatilhos baseados em tempo, o iOS 9 também tinha gatilhos de evento no estilo 'se isso então'. Anteriormente, você poderia acender a luz frontal às 19h. Agora você pode fazer a abertura da porta gerar um evento que, se for antes das 18h e se o sensor de movimento confirmar a entrada, pode acionar a chegada em casa vista. Os acionadores de eventos podem incluir o estado de um acessório (HMCharacteristicEvent) ou baseado em localização (HMLocationEvent), bem como eventos baseados em tempo significativos, como nascer ou pôr do sol.

Mover acessórios de uma sala para outra também é mais fácil agora, com a Apple fornecendo notificações direcionadas melhores e mais específicas sobre as mudanças. As classes HomeKit também receberam identificadores persistentes, portanto, se você alterar um nome em um aplicativo, os outros aplicativos HomeKit não perdem nenhum dado específico do contexto que tenham atribuído a ele.

Certos acessórios, como portas e sistemas de alarme, agora podem enviar notificações para alertá-lo sobre uma mudança de estado. Por exemplo, para confirmar se a porta da garagem está realmente fechada.

Não há Home.app, mas há uma seção HomeKit nas configurações do iOS 9 que inclui uma interface completa para gerenciamento de usuários. Criá-lo fez com que a Apple descontinuasse o trio de APIs de gerenciamento de usuários do ano passado, mas eles as substituíram por uma nova e melhor API única (manageUsersWithCompletionHandler). Com ele, você pode convidar outros usuários (outros IDs da Apple) para compartilhar o controle da Casa. Eles não podem gerenciar a Casa, mas podem ligar e desligar acessórios e interagir com eles.

O melhor de tudo é que o HomeKit agora se conecta diretamente ao iCloud, para que você possa controlar tudo remotamente, mesmo se não tiver um Apple TV para servir como ponto de acesso.

Essa é outra razão pela qual a segurança é tão importante para mim. Estamos vivendo em uma era em que vimos demonstrações ao vivo reais de um carro sendo hackeado e seus sistemas controlados remotamente enquanto dirigia por uma estrada movimentada. Quando se trata de minha casa, não há limites muito estreitos ou muito altos para chipsets seguros, protocolos criptografados de ponta a ponta e redes reforçadas.

Esperançosamente, implementações como o HomeKit tornam todo o setor de automação residencial melhor e mais inteligente para todos.

Empresa e Educação

Empresas e Educação têm programas e tecnologias especiais disponíveis para ajudar a implantar e gerenciar grandes volumes de iPhones e iPads para empresas, governos e escolas. Tudo começa com o Device Enrollment Program (DEP), que passou de apenas dois países para 26 países ao redor do mundo. A Apple também reduziu o tempo de inscrição para apenas quatro horas.

Uma novidade no DEP é a otimização de registro, que permite que o servidor Mobile Device Management mantenha um dispositivo no modo Assistente de Configuração até que esteja totalmente configurado. Portanto, ninguém pode concluir manualmente a configuração no dispositivo e começar a usá-lo até que o MDM diga que está concluído e pronto para ser usado.

O registro automatizado permite que os dispositivos sejam configurados sem que ninguém precise tocar manualmente no Assistente de Configuração. É tudo feito por meio de Apple Configurator . Você também pode optar por suprimir a migração do Android durante a configuração, da mesma forma que poderia anteriormente com Touch ID, Apple Pay e Zoom.

O Volume Purchasing Program (VPP), que permite que organizações, em vez de titulares de contas individuais, comprem e mantenham a propriedade de aplicativos distribuídos para dispositivos, também se expandiu de dez para 26 países em todo o mundo. Por causa disso, o VPP agora fornece atribuição de aplicativos multinacionais. Isso significa que você pode comprar todos os seus aplicativos em um país, por exemplo, no país onde a matriz está localizada, e ainda distribuí-los para todos em todos os escritórios regionais, independentemente do país. (O aplicativo ainda precisa estar disponível na App Store de cada região.)

O melhor de tudo é que os aplicativos VPP agora podem ser atribuídos diretamente aos dispositivos, não apenas aos usuários. Isso significa sem convites, sem IDs da Apple, sem poluição de históricos de compras individuais, sem necessidade de instalações e atualizações por dispositivo (tudo é gerenciado pelo MDM). Há uma desvantagem, no entanto, em usar atribuições de dispositivo em vez de atribuições de usuário: cada aplicativo precisará ser comprado para cada dispositivo, mesmo para usuários com vários dispositivos.

Para facilitar isso, a Apple forneceu maneiras de migrar das atribuições de usuário para dispositivo sem a necessidade de reinstalar e sem ter que se preocupar com a perda de dados. Da mesma forma, para fazer a transição de estados não gerenciados para gerenciados e da App Store habilitada para MDM ou Configurador apenas.

Os desenvolvedores precisam aceitar e atualizar a verificação de recibo para permitir atribuições de dispositivos para seus aplicativos, mas o aumento no potencial de vendas provavelmente será um bom motivador. Os administradores terão que gerenciar o novo serviço, tanto no lado do usuário quanto na interface com a App Store, e a Apple forneceu novas APIs para isso. (E uma forma de punir as implementações ruins de MDM enviando um número excessivo ou abusivo de solicitações.)

Os aplicativos business-to-business (B2B) agora são cidadãos de metadados de primeira classe, portanto, podem ser apresentados tão bem quanto os aplicativos da App Store. Além disso, o OS X Server, além das atualizações de cache, agora também armazenará em cache dados criptografados do iCloud e recursos de aplicativos sob demanda (consulte afinamento de aplicativos, acima).

Em termos de gerenciamento, o iOS 9 também oferece suporte para Exchange Active Sync (EAS) 16. Existem novos comandos e consultas para MDM, incluindo a capacidade de ver quais atualizações de software estão disponíveis e dizer a qualquer dispositivo DEP para atualizar para a versão mais recente do iOS, imediatamente ou para preparar para mais tarde.

Existem novas cargas úteis de perfil de configuração para uso de rede, contas de servidor OS X, Mail Drop, VPNs IKEv2 e restrições. Essas restrições incluem a capacidade de impedir a confiança de certificados corporativos externos, de tratar o AirDrop como um destino não gerenciado, de proibir a renomeação de dispositivos, redefinição de senha e alteração de papel de parede (desculpe, crianças!), Controlar o emparelhamento do Apple Watch e muito mais.

Para ferramentas, a Apple está lançando o Apple Configurator 2, que prioriza os dispositivos e seus estados, divide os fluxos de trabalho em tarefas discretas, torna a automação mais fácil, permite várias estações e permite que o Configurator seja usado como um companheiro do DEP e MDM para tarefas específicas.

CarPlay

Com o iOS 9, o CarPlay obtém melhor suporte para controle de botão, para que você possa inclinar, girar e rolar pelos aplicativos. Também há suporte para aplicativos do fabricante para que você possa controlar os recursos específicos do seu veículo, bem como suporte para mensagens de áudio e diferentes aspectos e visores HiDPI.

Além disso, o CarPlay está se tornando sem fio. Ele só estará disponível para carros novos e apenas quando os fabricantes começarem a oferecer suporte, mas se e quando você adquirir um veículo tão milagroso, seus dias de precisar de um cabo Lightning no porta-luvas ficarão para trás.

Configurações

Além de todas as configurações descritas ao longo desta revisão, o próprio aplicativo Configurações obteve uma melhoria muito necessária: pesquisa. Funciona da mesma forma que a pesquisa incorporada funcionou em aplicativos como Contatos e Correio, sempre funcionou. Basta puxar para baixo para revelar o campo de pesquisa, inserir o controle que deseja encontrar e as Configurações mostrarão todas e quaisquer correspondências.

Então, por exemplo, se você está tendo problemas para encontrar a nova configuração de minúsculas para o teclado, você pode digitar em minúsculas e ela aparecerá. Se você quiser ver tudo o que tem a ver com Bluetooth, pode começar a digitar e todas as opções de todas as seções aparecerão em uma lista conveniente.

Como as configurações se tornaram cada vez mais complicadas ao longo dos anos, e nem tudo está sempre onde você espera, a Pesquisa não é apenas bem-vinda. É necessário.

Mover (mudar para iPhone)

De acordo com a Apple, mais clientes do Android do que nunca estão mudando para iPhone . Para tornar esse processo mais fácil, a Apple criou um aplicativo para Android chamado Move, e uma etapa no processo de configuração do iPhone, que ajuda você a transferir todos os seus dados e encontrar equivalentes na App Store para todos os seus aplicativos do Google Play.

Depois de concluído, ele até solicitará que você recicle seu antigo telefone Android na Apple Store. (Embora você deva verificar os valores em serviços especializados de terceiros primeiro).

Ainda não tive a chance de experimentar, mas se funcionar como anunciado, deve simplificar muito o processo de troca e reduzir o estresse associado à mudança. Se você for novo, ainda precisará aprenda tudo sobre o iPhone , mas você poderá fazê-lo de uma posição confortável e familiar.

Ajuda do iOS 9

O iOS 9 vem repleto de recursos novos e atualizados. Para obter o máximo deles, verifique nosso hub de ajuda e como fazer e, se tiver alguma dúvida, vá até nossos fóruns de discussão para mais informações!

  • Guias de ajuda e procedimentos do iOS 9
  • Fóruns de ajuda e discussão do iOS 9

iOS 9Resultado

O iOS 9 teve um trabalho difícil de fazer. Após anos consecutivos de grandes mudanças, muitos manifestaram o desejo de um ano 'Snow Leopard' - um lançamento focado não em novos recursos ainda mais chamativos, mas na estabilidade e confiabilidade. Exceto, é claro, pelos poucos recursos novos que eles realmente queriam, e cada um diferente do outro.

E a Apple, em grande parte, entregou exatamente isso. Eles empurraram alguns planos para o futuro e investiram na solução e sanação de alguns dos maiores problemas e pontos problemáticos dos últimos dois anos. O resultado é o iOS 9, uma atualização que, como o Snow Leopard, não possui novos recursos importantes ... exceto por todos os seus novos recursos principais.

E muitos desses novos recursos são desenvolvidos inteiramente com base no trabalho dos últimos anos. Em Auto Layout e Classes de tamanho, obtemos multitarefa multi-aplicativo para iPad. Em Extensibility, obtemos bloqueadores de conteúdo, gravação de jogos, plug-ins de áudio, extensores de rede e muito mais. E do Continuity obtemos a API de pesquisa, links universais, links diretos, links anteriores e muito mais. Estamos recebendo a recompensa, planejada e fortuita, de todas essas peças terem sido colocadas no lugar, e isso é apenas o começo.

Também recebemos um novo aplicativo Notas e Notícias, trânsito no Maps, proatividade no Siri e a lista continua. Os recursos ainda permanecem na lista de desejos, com certeza: um tema escuro onipresente, um modo de convidado, transferência para mídia, acessibilidade para App Store, 'complicações' da tela de bloqueio, placares de atividades e essa lista também continua. No entanto, em seu lugar, e sem dúvida no lugar de muitos recursos ainda não listados, obtivemos aquele foco renovado em confiabilidade e desempenho, e o foco contínuo em segurança e privacidade que, mais do que nunca, é uma opção vital para aqueles que não o fazem. t deseja que todas as suas informações pessoais sejam armazenadas nos servidores de outras pessoas.

De tamanhos de download a duração da bateria, pesquisa a multitarefa, é melhor de maneiras que tornam o uso diário e o aproveitamento do iPhone e iPad melhor. Não é o redesenho radical do iOS 7 ou a revolução funcional do iOS 8, mas o iOS 9 tem o desempenho e o polimento que tornam tudo o que veio antes melhor e prepara o iPhone e o iPad para tudo o que vem a seguir.

Veja também

  • revisão iOS 9
  • revisão watchOS 2

ios

Principal

  • Análise do iOS 14
  • O que há de novo no iOS 14
  • Guia definitivo de atualização do seu iPhone
  • Guia de ajuda do iOS
  • Discussão iOS

Recomendado

  • simbolismo da borboleta monarca
  • ouvido esquerdo zumbido significado espiritual

Artigos Interessantes

  • Eventos E Feriados Como assistir aos comerciais do Super Bowl fora dos EUA
  • Como Pokémon Go: Guia Deoxys
  • Como Como controlar as térmicas do seu Mac com o aplicativo Macs Fan Control
  • Como Animal Crossing: New Horizons - Como obter uma foto emoldurada do seu aldeão
  • Como Como tirar uma foto usando o Siri
  • Apps Facebook para iPhone e iPad ganha um novo recurso 'salvar para mais tarde'
  • Acessórios Melhor amiibo para Bayonetta 2 no Nintendo Switch

Categoria

  • Astrologia
  • Guia De Compradores
  • O Melhor
  • Eventos E Feriados
  • Como
  • Notícia
  • Jogos
  • Avaliações
  • Iphone
  • Artigo
  • Opinião
  • Macs
  • Apps
  • Acessórios
  • Promoções
  • Mac Os
  • Brinquedos
  • Maçã
  • Ios
  • Comparações
  • Apple Tv
  • Análise Da Indústria
  • Filmes E Música
  • Relógio De Maçã
  • Rumores
  • Fotografia E Vídeo
  • Saúde
  • Áudio
  • O Negócio
  • Ipad
  • Musica De Maca
  • Faça Você Mesmo
  • Segurança
  • Ipod
  • Comunidade
  • Icloud
  • Funcionalidades
  • Carros E Transporte
  • Automação Residencial Inteligente

Recomendado

Publicações Populares

  • Como visualizar e gerenciar links e anexos no iMessage para iPhone e iPad
  • Melhores aplicativos de golfe para iPhone: Swingbot, Golfshot GPS, Caddio e muito mais!
  • Melhores comedouros automáticos para animais de estimação em 2021
  • Como baixar e instalar o iOS 14.7.1 em seu iPhone

Categorias Populares

  • Astrologia
  • Guia De Compradores
  • O Melhor
  • Eventos E Feriados
  • Como
  • Notícia
  • Jogos
  • Avaliações
  • Iphone
  • Artigo

Copyright © 2022 efttappingexpert.com