
Vários meses atrás, os usuários do iPhone foram avisados para não atender chamadas da Apple, a menos que tivessem solicitado especificamente por meio da página oficial de suporte online da Apple.
A razão por trás do aviso da Apple
Isso se deveu a sofisticadas chamadas falsas de suporte que chegavam em massa com o objetivo de obter acesso às contas do Apple iCloud dos usuários. A fraude foi tão elaborada, truques como a inclusão do logotipo da Apple, endereço e número de telefone de suporte correto foram usados.
Alguma coisa disso soa um sino? Se não, tudo bem. Temos tudo o que você precisa saber sobre esse golpe.
Um golpe elaborado
Estamos vivendo em uma era de segurança vulnerável ocupada por chamadas automáticas crescentes, à medida que os spammers encontram maneiras elaboradas de irritar e roubar seu dinheiro, privacidade ou ambos. Tal como acontece com o golpe do iCloud, todas as chamadas para proteger sua conta eram phishing puro, como o que você normalmente vê na caixa de entrada do seu e-mail. Esses golpistas são espertos no sentido de que sabem que a maioria das pessoas não espera que a voz seja usada com algo tão técnico. Eles empregam táticas como falsificação de identificador de chamadas, que personifica o número de telefone real que afirmam representar. Essa tática foi usada de forma fraudulenta como 'suporte Apple' ou, em alguns casos, 'AppleCare' e 'atendimento ao cliente Apple'.
Ofertas VPN: Licença vitalícia por US $ 16, planos mensais por US $ 1 e mais
Número do anjo 333
Como as pessoas caem nisso?
Ao mostrar o logotipo da Apple, o objetivo do golpista é que a pessoa que atenderá a chamada desconfie menos do que se estivesse recebendo uma chamada de um nome e número desconhecidos. Essa manobra é a favorita entre os golpistas quando tentam ganhar a confiança de uma vítima em potencial. Infelizmente, essa tática funciona. O que aconteceu nesta violação do iCloud foi um monte de chamadas com uma mensagem gravada mentindo sobre contas sendo comprometidas e enviadas para usuários aleatórios. Todas as chamadas direcionam o usuário a ligar para outro número fictício, fingindo ser o suporte da Apple para corrigir o problema.
O que acontece se eu completar todos os prompts de chamada?
É a isca clássica. Depois que os usuários acessarem os prompts de chamada e confirmarem suas credenciais de conta do iCloud, está tudo acabado. É como entregar as chaves de sua casa a um estranho.
O que a Apple está fazendo a respeito?
O suporte oficial da Apple no Twitter foi bombardeado com tweets de usuários preocupados com toda essa situação de esquema do iCloud. Por causa disso, a Apple postou alguns dicas sobre como evitar golpistas na seção de suporte de seu site.
Talvez a parte mais crítica do conselho da Apple seja a garantia que dá às vítimas suspeitas, dizendo 'Se você receber uma ligação não solicitada de alguém que diz ser da Apple, desligue e entre em contato conosco diretamente.' Essa abordagem funciona para pessoas com menos inclinações tecnológicas.
A Apple foi forçada a resolver todas as questões de segurança muito mais rápido do que no passado, especialmente com preocupações recentes sobre sua plataforma iOS . Segurança e privacidade é algo que a Apple tem por perto e é caro à sua marca, pois ela se tornou um grande diferencial em comparação com seus concorrentes.
Como posso evitar ser enganado?
No final, saiba que a Apple nunca pedirá sua senha Apple ID, credenciais do iCloud ou códigos de verificação para fornecer suporte. Independentemente disso, para estar no lado seguro, recomendamos configurar a autenticação de dois fatores para o seu iCloud. Isso fornece uma proteção extra de segurança para o seu ID Apple e credenciais do iCloud.